Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, governo realiza programação de cultura e saúde

No evento em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), prestou assistência com saúde, lazer e cultura no Teatro Barracão Matias, na manhã desta quarta-feira, 4. 

Idosos dançam e se divertem com forró do Senadinho. Foto: Pablo Aráujo/SEASDH

A celebração do Dia da Pessoa Idosa começou com muita dança e música. Além disso, também foram oferecidos atendimentos em saúde como vacinação, teste rápido, teste de glicose, consultas; cortes de cabelo feminino e masculino, entre outros.  

Atendimentos de saúde são ofertados pela Sesacre. Foto: Pablo Araújo/SEASDH

A cerimônia contou com a participação dos secretários Minoru Kinpara, da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM); e Assurbanipal Mesquita, da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc), que se envolveram nas apresentações do Dia da Pessoa Idosa. 

Secretários acompanham programação. Foto: Pablo Araújo/SEASDH

Segundo Kinpara, é um dia de festa e muita alegria e desde o início de outubro vem sendo realizadas atividades em comemoração à data.

“A gente recebeu uma orientação do nosso governador, Gladson Cameli, para cuidar desde as crianças até os idosos. Temos que cuidar dos nossos idosos nos 365 dias do ano, festejar, comemorar e celebrar a vida com essas pessoas que tanto cuidaram da gente e ainda cuidam”, declara.

Nas apresentações, a comunidade utilizou placas com frases que representam seus sentimentos e gestos para conscientizar a sociedade. 

Comunidade e secretários participam de apresentações em alusão ao Dia da Pessoa Idosa. Foto: Pablo Araújo/SEASDH

O representante da SEASDH, chefe do Departamento de Promoção da Política de Direitos Humanos, Elissandro Freitas, destacou que “defender os direitos humanos é defender o direito que cada um de nós tem de viver com dignidade, viver bem, que são direitos fundamentais, para que possamos gozar de alegria, felicidade, autonomia, liberdade. Para viver, a gente precisa de cultura, de arte, da espiritualidade”.

A programação iniciou com a participação do Forró do Senadinho, que teve a participação do Grupo de Dança Folclore da Melhor Idade e idosos da comunidade que se divertiram com muita dança e alegria.

Raimunda Lopes declara estar amando a programação. Foto: Pablo Araújo/SEASDH

A aposentada Raimunda Lopes faz parte do grupo de dança e ajuda os idosos da comunidade. Ela destaca que fará todos os exames durante a programação. 

“Eu não estou gostando não, estou amando. Não posso faltar nem um dia. Faltei porque estava com dois irmãos doentes. Agora melhoraram e estou aqui. Ainda vou fazer os testes. Vacinei mês passado, gosto de fazer todos os exames”, celebra.

Com tendas da indústria, comerciantes vendem produtos. Foto: Pablo Araújo/SEASDH

A organização do evento também teve como parceiros as secretarias de estado da Mulher (Semulher), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc), de Educação Cultura e Esportes (SEE), de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco, a Santa Casa da Amazônia, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Universidade da Amazônia (Unama).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter