Eleições unificadas de conselheiros tutelares serão tratadas em oficina

Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul (Foto: Jorge Natal)
Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul (Foto: Jorge Natal)

As eleições para conselheiros tutelares de todo país serão realizadas de forma unificada, a partir deste ano. Nesta quinta-feira, 22, haverá uma oficina, às 8h, no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz), para tratar da elaboração do novo processo de eleição.

Todos os representantes dos conselhos da criança e do adolescente, dos 22 municípios do Acre, participarão da oficina preparatória. De acordo com a Lei Federal 12.696 de 2012, a escolha dos conselheiros será realizada em todo país na mesma data, sempre no ano seguinte da eleição presidencial.

O primeiro pleito unificado para a escolha dos conselheiros será realizado no dia 4 de outubro. Para garantir a participação de todos os municípios do país, os conselheiros tutelares que assumiram seus cargos em 2011, 2012 e 2013 estão passando por um processo de transição, onde os mandatos foram prorrogados até janeiro de 2016, quando tomarão posse os novos conselheiros, que ficarão no posto por quatro anos.

O presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará, Eulógio Neto, será o palestrante da oficina de trabalho de elaboração do novo processo de escolha unificado. Nesse novo sistema, a população também poderá participar das eleições.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter