Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial recebe apoio do Estado

O plano é uma exigência do governo federal  (Foto: Maria Meirelles/Secom)
O plano é uma exigência do governo federal (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O assessor da Juventude (Assejuv), Weverton Matias, recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, a secretária Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco (Seadpir), Lúcia Ribeiro. O encontro estabeleceu parceria entre as instituições para elaboração do Plano Municipal de Enfretamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial.

A capital acreana foi a primeira cidade do Brasil a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir). O plano é uma exigência do governo federal e busca colaborar, dentro de outros pontos, com a inclusão social da população negra e indígena rio-branquense.

As demandas propostas no documento são oriundas de conferências e da estratégia de governo do prefeito Marcus Alexandre. A proposta é que o Plano de Igualdade Racial esteja pronto em março, mês em que a Seadpir comemora dois anos de criação.

“O documento é um instrumento de efetivação das políticas de igualdade racial e está dividido em dez eixos estratégicos, entre eles a juventude negra que hoje representa a grande maioria dos jovens entre 15 e 29 anos do nosso município”, destacou Lúcia Ribeiro.

Weverton Matias explica que a assessoria possui eixos temáticos de juventude. “Nosso compromisso é dialogar com os diversos segmentos de juventude. Por isso, estamos em empenhados em apoiar iniciativas que garantam que os jovens negros também sejam assistidos pelas políticas públicas de governo. Para que deste modo, façamos o enfretamento ao racismo”, disse.

Na próxima quinta-feira, 22, a Seadpir vai promover, no auditório da prefeitura, um encontro com os jovens negros da capital para colher demandas do segmento, que irão integrar as metas do Plano de Promoção da Igualdade Racial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter