"É uma obra que traz modernidade e mais qualidade de vida a Rio Branco", diz governador em exercício
O governador em exercício do Acre, Edvaldo Magalhães, visitou neste sábado, 13, as obras de implantação do Complexo Viário da 4ª Ponte e Avenida Amadeo Barbosa. Orçada em R$24.783.185,30, a ponte em concreto protendido (sistema que melhora a resistência) já está 65% pronta e em três meses será entregue ao uso público. Quando concluída, terá 290 metros de extensão por 19,30 de largura, promovendo a ligação das ruas Epaminondas Jácome e Seis de Agosto, criando os três primeiros viadutos da capital na Travessa Cearense, rua Santa Terezinha e avenida Epaminondas Jácome. Este último terá 19 metros de extensão por 4,60m de altura.
A obra da ponte vem utilizando o que há de mais moderno na engenharia de pontes, e terá componentes que a colocará entre as mais belas da cidade. Os postes, por exemplo, serão de aço inoxidável. "É uma obra que moderniza Rio Branco", resumiu o governador em exercício, declarando-se surpreso com o andamento das intervenções. "Pude ver que estão bastante avançadas", disse.
Somadas as duas obras (ponte e avenida Amadeo Barbosa) o Governo está investindo cerca de R$ 61 milhões no projeto. Acompanharam Edvaldo Magalhães, o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), Marcos Alexandre; os secretários de Articulação Institucional, Carlos Alberto Araújo, e de Obras Públicas, Eduardo Vieira, e a diretora de Imprensa do Gabinete do Governador Binho Marques, Tainá Pires, além de técnicos e engenheiros.
As obras foram lançadas em novembro de 2008 como parte da programação comemorativa aos 105 anos do Tratado de Petrópolis. Nessa data, Binho Marques autorizou abertura de licitação para implantação de ruas e avenidas do novo eixo viário de Rio Branco, as quais atendem ao Plano Diretor de Trânsito. Mais de 10 mil famílias estão sendo diretamente beneficiadas com esse projeto cujos reflexos são comparados aos do Parque da Maternidade, que transformou a paisagem e atendeu a toda a população da cidade – e não apenas da região onde foi implantado. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco. Os recursos são do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Fase III.
Alguns dos bairros que estão sendo diretamente atendidos com o complexo de obras do eixo viário são: Cadeia Velha, Areal, Mauri Sergio, Habitasa, Baixada da Habitasa e Seis de Agosto. Até esta fase do projeto, 400 famílias foram remanejadas, receberam indenização ou uma nova casa em projeto habitacional do Governo, em processo de intervenção que conta com equipe de assistentes sociais e acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado. Há uma comissão de acompanhamento composta por moradores do bairro, e pelo serviço de ação social do Governo do Acre. A antiga pista de pouso está sendo aproveitada em uma rede de acesso a Via Chico Mendes, Estádio Arena da Floresta, Via Verde e BR 364.
Palmeira Totaí, do Acre, embeleza canteiros centrais
Nas laterais do eixo viário (o termo de doação prevê o uso de 30 metros em ambas as margens ao longo da via) o Governo do Acre está implantado um parque com espaços e arborização que já o deixam parecido com o Parque da Maternidade, com sistema que privilegia primeiro o pedestre, o ciclista e o motorista. O secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira, valorizou o uso da palmeira Totaí no canteiro central e de espécies frutíferas e ornamentais nas margens. "Devemos plantar mais de 400 palmeiras. A Totaí é uma espécie regional bastante resistente, especialmente no replantio", informou Eduardo Vieira.
Sobretudo, lembraram Edvaldo Magalhães e Marcos Alexandre, que trata-se de uma obra de inclusão social e de desenvolvimento humano. "Os trabalhos avançam. Aproveitamos cada dia de sol para fazer mais", informou Alexandre.
Obras transformam visual de Rio Branco
Apenas para se ter uma idéia da importância deste projeto, a população de Rio Branco cresce 4% ao ano e a frota de veículos, 15% ao ano. Ela não só melhora o trânsito como eleva a qualidade de vida dos moradores de toda a cidade. Estudos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) e Deracre indicam que nos horários de pico circulam em 4 mil veículos por hora sobre as pontes de Rio Branco. Um fluxo intenso, que precisa de uma rota de desafogamento. Com a 4ª Ponte, os congestionamentos serão reduzidos consideravelmente na região central da capital.
Parte da área do eixo foi doada pelo empresário Jimmy Barbosa, procurador de sua mãe, Eloísa Levy Barbosa, herdeira de seu marido, Amadeu Barbosa, cujo nome batiza a mais importante avenida do eixo. Amadeu Barbosa nasceu na cidade de Vizeu, em Portugal. Viveu e trabalhou nos seringais do Acre durante décadas. Foi dono do Seringal Belo Jardim, que deu origem a vários bairros de Rio Branco.
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COMPLEXO VIÁRIO 4ª PONTE/AVENIDA AMADEO BARBOSA
4ª PONTE
-290 metros de extensão em concreto protendido, com balanços sucessivos nos vãos principais e vigas metálicas nos vãos de acesso
-Vão principal de 100 metros
-19,40 metros de largura (4 faixas de rolamento e passeio público)
-Fundações com estacas escavadas, que somadas equivalem a cerca de 1.200 metros
-Viaduto da rua Epaminondas Jácome com 4,60m de altura
Investimento: R$31 milhões
AVENIDA AMADEO BARBOSA
-5.505 metros de extensão nas vias principais e 1.250 m de extensão nas vias de acesso, sendo:
-1.465m com seis faixas de rolamento na antiga pista de pouso
-730m variando de seis para quatro faixas de rolamento (descida para 6 de Agosto)
-2.190m com quatro faixas de rolamento (acesso ao 14 BIS e bairro Areal)
-600m com quatro faixas de rolamento e estacionamento (acesso ao palco e ao Estádio Arena da Floresta)
-1.920m com duas faixas de rolamento (vias de acesso a 6 de Agosto e Cadeia Velha)
-Túnel Rua Cearense: 3,5m de altura; 21m de extensão e 11m de largura
-Túnel Rua Santa Terezinha: 4m de altura; 26m de extensão e 11m de largura
Investimento: R$30 milhões
Total: R$61 milhões em investimentos
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