IDM forma turma em Curso Técnico em Gestão de Negócios

Após um ano e meio de curso, 48 educandos recebem diploma e já estão no mercado de trabalho

formatura_idm_foto_luciano_pontes_08.jpg

As irmãs Jocineide e Tamires descobriram no curso vocação empreendora e já estão no mercado de trabalho (Foto: Luciano Pontes/Secom)

formatura_idm_foto_luciano_pontes_07.jpg

Amandio e Amanda Holanda criaram Plano de Negócios para bar temático que está sendo viabilizado (Foto: Luciano Pontes/Secom)

formatura_idm_foto_luciano_pontes_03.jpg

Amigos e familiares dos educandos participaram da cerimônia de entrega de diplomas na noite desta sexta-feira (Foto: Luciano Pontes/Secom)

As irmãs Jocineide e Tamires Figueiredo foram convidadas por uma amiga para assistir à palestra inicial do curso de técnico em Gestão de Negócios promovido pelo Instituto Dom Moacyr. Ficaram bastante impressionadas, decidiram continuar o processo seletivo e para surpresa de ambas foram selecionadas. A amiga que fez o convite não pode continuar porque já estava empregada. Um ano e meio depois, as irmãs comemoram o fato de estarem trabalhando e Jocineide, influenciada pelo curso decidiu fazer a faculdade de Administração. As duas estavam na turma de 48 jovens que receberam o diploma de conclusão do curso em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Educação.

O curso técnico é dividido em módulos. Em cada um deles, o educando é apresentado ao mundo do trabalho, tanto visitando empresas, como utilizando ferramentas importantes de pesquisa como a internet para simular a estruturação de negócios. Ao final do curso, os alunos devem elaborar um Plano de Negócios, após pesquisa de mercado e análise de viabilidade. O estudo é apresentado à comunidade escolar, empresários e instituições financiadoras.

A coordenadora da Área de Gestão do IDM, Myrna Bezerra acredita que o objetivo do curso foi alcançado, pois a maioria dos jovens conseguiu trabalho durante a execução do curso e muitos aproveitaram o Plano de Negócios para colocar em prática suas ideias empresarias. É o caso de Amandio Holanda. O bar temático planejado por ele e pela irmã, Amanda, em breve será mais uma opção de lazer e de gastronomia de Rio Branco. O rapaz também foi um dos alunos que conseguiram trabalho após o início do curso e conta que o bar está em processo de formalização. "Estou procurando pontos, cuidando da documentação. Sei que vai dar certo. Tem viabilidade econômica", diz.

O aluno formado neste curso pode atuar no planejamento e organização das ações gerenciais de suporte logístico à produção e prestação de serviços nas empresas ou como profissional liberal autônomo, empreendedor, criando seu próprio negócio. Será um agente de mudanças, desenvolvendo a cultura organizacional e promovendo a responsabilidade social. O Instituto Dom Moacyr lançou esta semana Edital para a seleção de novos alunos para o preenchimento de 90 vagas para o curso de técnico em Gestão de Negócios. As atividades começam em abril.

Galeria de imagens