Educação no trânsito para crianças

Atividade acontece até o encerramento da Expoacre 2008, no estande do Detran

 

dsc_0012_280708.jpg

Em uma pista que contém placas, semáforos e faixas de trânsito montada na Expoacre, crianças de diversas idades aprendem sobre educação no trânsito, em que a criança é abordada como pedestre e motorista.

A atividade acontece entre as 17 e as 23 horas e é oferecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran), que está com estande montado no Parque de Exposições.

A atividade consiste em fazer a criança passar por uma espécie de miniauto-escola, com as etapas de aulas teóricas, prova escrita e prova prática, na qual se utilizam triciclos motorizados.

 

Para prender a atenção das crianças durante as explicações, há também a exibição de vídeos educativos, teatro de fantoches, contação de histórias e o apoio de cinco palhaços durante a realização das atividades. Segundo o coordenador do estande do Detran na feira, Ivan Bezerra, o objetivo da atividade é educar desde cedo as crianças sobre as principais noções de trânsito.

 

“Com essa atividade, já visamos o futuro, pois essa criança é um futuro condutor”, frisou. Ele também explica que a grande quantidade de pessoas interessadas em colocar seus filhos para participar da brincadeira surpreendeu a todos.

 

“Estamos muito satisfeitos de ver o interesse dos pais de educar desde cedo os filhos sobre a segurança no trânsito, o que com certeza será um diferencial para cada uma dessas crianças ao atingirem a vida adulta”, disse. A hora mais aguardada da atividade é o passeio de triciclo na pista, onde os monitores mostram na prática as teorias de segurança no trânsito. A criança que conseguir eliminar todas as atividades ganha uma minihabilitação. “Além da minihabilitação, há também o sorteio de brindes entre os melhores participantes, o que acaba sendo um estímulo a mais para as crianças”, afirmou Bezerra.