Crianças de todas as idades prestigiam espaço do Zeezinho

Estande apresenta as regras ambientais e o Zoneamento Ecológico Econômico de forma didática e criativa

 

dsc_0068.jpg

Um dos espaços mais visitados da feira, os Jogos Ambientais do Zeezinho, tem a atenção da criançada garantida. O estande oferece aos pequenos, e também aos grandes, 17 jogos ambientais e peças teatrais, todos com o objetivo de dinamizar o aprendizado e formar consciência ambiental.

Este é o segundo ano do Zeezinho na Expoacre e, a gerente de Difusão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, (Sema), Rosângela Cezino, diz que novos jogos foram agregados para garantir a diversidade dos temas trabalhados.

“Os jogos envolvem conhecimentos de biologia, história, geografia e crianças a partir de 4 anos podem participar. Os pais têm a opção de brincar com os filhos e um dos objetivos é promover a consciência ambiental nos pequenos, para que eles se tornem cidadãos responsáveis com as questões ambientais”, explicou Cezino.

O Zeezinho funciona todos os dias, das 19h às 22h. No domingo o horário de funcionamento é a partir das 18h e todos os dias há apresentação teatral às 20h.

Os jogos, que tem versões digitais e de tabuleiro, como o Fiscal da Natureza, Povos Indígenas do Acre, Nossa Fauna e Jogo da Memória, estimulam os participantes a preservar a natureza e educam, de forma criativa e didática sobre as regras de respeito ao meio ambiente.

O nome Zeezinho deriva do Zoneamento Ecológico Econômico do Acre, o ZEE, que apresenta os potenciais produtivos de cada região do Estado, mostrando as melhores práticas a serem aplicadas de forma sustentável. “O grande objetivo do programa é difundir o ZEE”, comentou Cezino.

As escolas que se interessarem pelos jogos devem entrar em contato com a administração do estande. “Estamos aqui para fazer contatos e apresentar os jogos aos educadores”, acrescentou a gerente de Difusão da Sema.