Aprofundar e legitimar as reflexões a respeito da temática étnico-racial com base nas leis 10639/3 e 11645/08, que incluem a história da África e dos indígenas no currículo escolar como temas transversais, é o objetivo do encontro que a Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira, 23.
Participam do evento, que acontece no auditório da SEE, a partir das 8 horas, professores da educação básica e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública municipal e estadual de Rio Branco, além de entidades ligadas às temáticas.
O objetivo das leis10639/3 e 11645/08 é levar à população a história dos diferentes povos a partir de suas visões, vivências, experiências e como esses aspectos influenciaram e contribuíram para a atual situação econômica, social e cultural de seus descendentes.
O encontro é um marco para a inserção das temáticas acima citadas em disciplinas como história, língua portuguesa, religião e artes, antes tratadas apenas de forma superficial e sem muitos aprofundamentos.
Responsável pela temática Diversidade nas Escolas do Estado, a técnica da SEE Isis Melo considera que conhecer as leis é fundamental para um bom resultado em sala de aula. “Conhecendo melhor as leis, os docentes vão se sentir mais instigados em trabalhar e abordar os temas nas disciplinas.”
De acordo com a gerente de ensino fundamental da SEE, Francisca Bezerra, a idéia é disponibilizar em 2009 um material específico para tratar dos temas nas unidades de ensino da rede pública. “O material permitirá que o professor tenha um suporte técnico para ministrar as aulas temáticas e que ele sirva também como apoio para desmistificar todos os preconceitos existentes nessas culturas”, ressaltou.
Movimentos negros, indígenas e das mulheres estarão presentes ao encontro, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e dos conselhos estadual e municipal de Educação.