O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), oferta na sua grade de cursos técnicos a habilitação de nível médio em Rede de Computadores. Nesta terça-feira, 19, mais uma turma iniciou o estágio supervisionado para a conclusão do curso, com a parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect).
A aula prática foi realizada na Biblioteca da Floresta, que em breve terá um telecentro disponível para a comunidade. De acordo com o chefe da Divisão de Inclusão Digital da Sect, Raimundo Marcelo Ferreira, “os educandos farão a manutenção do ambiente dos telecentros, que têm o objetivo de promover a inclusão digital e social, por meio de cursos profissionalizantes e oficinas”.
Na oportunidade, a turma conheceu habilidades técnicas que vão permitir colocar a teoria em prática. “O estágio, que é de 120 horas, é para que eles desenvolvam o aprendizado com configurações de rede e instalação de sistemas operacionais”, destacou Washington Moura, coordenador técnico de informática do IDM.
Fredson Silva é um dos educandos beneficiados pelo curso. Ele afirma estar esperançoso quanto ao futuro profissional: “O que mais me chamou atenção no curso de Redes foi o quanto minha mente mudou depois das aulas, por ser uma área muito mais abrangente do que eu imaginava. Acredito que vai ser muito bom pra mim, por ainda ter muita procura nesse ramo de mercado de trabalho”.
No Acre, a Sect gerencia 31 telecentros, sendo oito em Rio Branco. “A previsão é que o telecentro da Biblioteca da Floresta esteja aberto à população em março deste ano, já que o espaço ainda passa por adequações”, conclui Raimundo Marcelo.