Educação realiza nova consulta pública sobre o currículo do ensino médio

Dando continuidade às ações de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desta vez em relação ao currículo do ensino médio, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da Divisão de Ensino Médio disponibiliza nova consulta pública on-line ao documento, no período de 22 de abril a 11 de maio.

O documento está organizado por área de conhecimento e foi submetido, assim como em 2019, a uma consulta prévia com a participação de professores da rede estadual, universidade federal e outras instituições ligadas à Educação, por meio de diversas webconferências, realizadas também por área. Essas reuniões aconteceram entre os últimos dias 15 e 17 de abril.

Foram realizadas webconferências por área do conhecimento Foto: Cedida

A nova consulta pública será feita por meio de formulários on-line, onde os professores poderão contribuir com sugestões, para melhorar a qualidade do currículo do estado. O objetivo é construir um documento curricular alinhado à BNCC, mas principalmente que integre as características locais.

“É um momento histórico esse que estamos vivendo na Educação e por isso é muito importante a participação dos professores pra que depois não tenhamos a sensação de ter ficado à parte do processo, de ter recebido ‘tudo pronto’. Precisamos nos enxergar nesse processo e somente contribuindo é que vamos conseguir isso”, ressalta a chefe da Divisão do Ensino Médio, Danielly Matos.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver desde a educação infantil até o ensino médio.

Protagonismo jovem e metodologias ativas de ensino e aprendizagem ganham destaque com a BNCC Foto: Mardilson Gomes/arquivo SEE

Com o novo currículo, os estudantes do ensino médio poderão ter uma formação mais integral, cidadã e que favoreça a construção do seu projeto de vida.

Matos faz questão de destacar ainda que “esse currículo não é dessa equipe, não é dessa gestão. É o currículo do estado do Acre. Após a aprovação no Conselho Estadual de Educação, todos nós professores vamos ter que trabalhar com ele em sala de aula. Ali estão as habilidades que os nossos alunos precisarão desenvolver pra construir o seu futuro, seja ele qual for”.

Os interessados poderão acessar o currículo, por área do conhecimento, através dos links abaixo:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter