Educação realiza Jornada de Autocuidados para Assessores Pedagógicos

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação, realiza a Jornada de Autocuidados para Assessores Pedagógicos. O encontro irá até o dia 26, no Horto Florestal. Ao todo, 44 assessores participam das atividades.

De acordo com Ocimar Leitão, responsável pelo Núcleo de Apoio Psicológico Escolar e Educacional do Departamento de Formação, a jornada terá uma das etapas a distância. “Temos que respeitar todos os protocolos exigidos”, informou.

Neste momento, estão sendo ofertadas oficinas aos profissionais, entre as quais de alimentação saudável, de prática de exercício físico, de manejo de estresse e ansiedade, uma oficina terapêutica e uma outra de meditação e respiração consciente.

Jornada para os assessores pedagógicos vai até o dia 26 Foto: Stalin Melo

Ocimar explica que um dos objetivos da jornada é possibilitar aos funcionários da SEE recursos para que eles promovam o autocuidado melhorando, inclusive, a saúde emocional. “São os assessores que estabelecem uma linha direta com os professores, então é importante esses autocuidados”, afirmou.

A Jornada de Autocuidados é realizada dentro do Projeto Corpo, Mente e Voz, criado pelo governo do Estado por meio da SEE. Ele lembra que uma primeira edição  foi realizada em 2019 com os professores na Escola Salgado Filho.

Nesse momento, além de recuperar a memória do projeto, que não foi realizado no ano passado devido à pandemia, Ocimar Leitão lembra que o secretário Mauro Sérgio Cruz, como gestor que foi da Escola Heloísa Mourão Marques, “viu a necessidade de se cuidar do professor”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter