ciclos de aprendizagem

Educação realiza formação para professores da zona rural

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Ensino do Campo, realiza formação para professores da zona rural dentro do programa Caminhos da Educação do Campo, Ciclos de Aprendizagem. A formação acontece nesta terça-feira, 31, nos auditórios do Tribunal de Justiça (TJ) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), ambos em Rio Branco.

Dentro do eixo ciclos de aprendizagem, a formação se dirige a coordenadores de ensino e assessores pedagógicos dos núcleos da SEE nos municípios. Já no auditório do antigo Sebrae, também no centro da cidade, acontece ainda nesta terça-feira, a formação, dentro do programa, para os coordenadores municipais do eixo Primeira Infância.

Na quinta e sexta-feira, 2 e 3 , a formação do programa Caminhos da Educação do Campo será realizada na Escola José Ribamar Batista (Ejorb) para as equipes gestoras e para os professores.

De acordo com o chefe do Departamento de Educação do Campo, Sebastião Flores, as formações são determinação do governador Gladson Cameli e da secretária Socorro Neri (SEE). “Estamos fazendo esses encontros para que todos possam ter a mesma leitura, a mesma linguagem, da nova metodologia de ensino no campo”, afirmou.

Tião Flores: “Estamos levando conhecimento para os professores da ponta”. Foto: Mardilson Gomes

As formações, aliás, alcançam gestores e professores das escolas de difícil e de dificílimo acesso. “Estamos levando o conhecimento para os professores que estão lá na ponta, naqueles locais mais longínquos do estado, para que eles possam também passar por essa reciclagem”, destacou o chefe do departamento.

Encontros e formações online têm sido dirigidos para esses professores, mas esse é o primeiro encontro presencial com os gestores e com os assessores pedagógicos. Entre os que participaram do encontro está a professora Neiva Souza, coordenadora de ensino do núcleo da SEE de Senador Guiomard.

Professora Neiva: “Momento presencial muito importante”. Foto: Mardilson Gomes

“Esse programa foi implantado em 2020 e nós não tínhamos tido nenhum momento presencial para tratar do programa especificamente, tirar as dúvidas, porque somente por web, como a gente estava realizando, não foi suficiente”, disse Neiva.