Na manhã chuvosa desse domingo, 20, mais de 600 candidatos a gestores das escolas públicas estaduais realizaram a avaliação final que certifica para a eleição, que elegerá os diretores das escolas da rede pública estadual da educação básica, para o quadriênio 2020/2023.
O processo de certificação foi oferecido pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio da Diretoria de Planejamento e do Departamento de Formação e Assistência Educacional.
O curso preparatório iniciou com 905 participantes, teve a duração de 33 dias, foi composto de três fases de caráter eliminatório, com requerimento de inscrição, entrega de documentos para análise, e por fim, a prova presencial.
“O processo foi muito bem elaborado, foi muito bom. Quem pensa que foi fácil está enganado, tinha muito conteúdo e atividades, teve todo um preparo para vencermos as etapas”, comentou a professora Edna Frutuoso dos Santos, da Escola Samuel Barreira.
O objetivo do curso preparatório foi habilitar os professores e servidores não docentes a concorrer às vagas de gestores nas escolas do Estado.
Os candidatos de Rio Branco, Bujari e Porto Acre realizaram a prova no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), um total de 360 pessoas fizeram a prova. A avaliação continha 40 questões objetivas e mais a construção de um plano de gestão. Foram cinco horas de prova.
“Durante o curso, os alunos fizeram as avaliações formativas, construíram um plano de gestão de acordo com as diretrizes da SEE e, hoje, em todo o estado, estão acontecendo os exames finais”, destacou a professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE.
As provas também foram aplicadas nas cidades de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Brasileia e Xapuri, um total de 334 profissionais da educação. A certificação está prevista para o mês de novembro.
A eleição para o cargo de gestor das escolas públicas do Acre será na primeira semana de dezembro, em um ato democrático, com eleição direta, com a participação de pais, alunos, professores e servidores estaduais lotados nas escolas.