Educação realiza congresso técnico dos Jogos Escolares

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, realizou nesta terça-feira, 21, no auditório da própria secretaria, o congresso técnico de basquete, handebol, vôlei e futsal dos jogos escolares da fase municipal, em Rio Branco.

O congresso técnico tem como finalidade realizar o sorteio das tabelas dos jogos, debater sobre os pontos do regulamento, além de fazer os esclarecimentos necessários para o início da competição. Somente na fase municipal de Rio Branco mais de 50 escolas participam das competições, envolvendo mais de dois mil atletas.

Congresso técnico realizou o sorteio da fase municipal dos jogos escolares. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os esportes coletivos (basquete, vôlei, handebol e futsal) iniciam as competições na próxima segunda-feira, dia 27. Na sequência, explica o chefe do Departamento de Desporto Escolar, Vladimilson Maia, acontecerão os esportes individuais, como natação, atletismo e xadrez.

A modalidade que mais atrai atletas é o futsal. A modalidade masculina, de 15 a 17 anos, por exemplo, contará com a participação de 28 equipes (escolas). Já a modalidade feminina de 15 a 17 anos terá 14 equipes na disputa. A modalidade masculina de 12 a 14 anos terá 9 equipes e a feminina de 12 a 14 anos 5 equipes.

As equipes que se classificarem disputarão a etapa nacional dos jogos escolares, que serão realizadas no mês de novembro na cidade do Rio de Janeiro, além de garantir o direito de participação nos jogos da juventude, que este ano ocorrem na cidade Aracaju, em Sergipe, no mês de setembro.

Fase municipal dos jogos escolares conta com a participação de mais de 50 escolas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, o número de escolas inscritas para a fase municipal dos jogos escolares surpreendeu. “A gente não esperava um número tão grande de escolas, tendo em vista esses dois anos de pandemia que enfrentamos”, disse.

Além de Rio Branco, a fase municipal dos jogos escolares acontece em outros 17 municípios, envolvendo quase 7 mil atletas. “O governo não mediu esforços para fazer essa retomada histórica para que os jogos pudessem estar acontecendo a todo o vapor”, explicou.

Júnior Santiago destacou empenho do governo em realizar os jogos escolares. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Nesse congresso técnico a gente tira as dúvidas de todos os profissionais de educação física que treinam os seus atletas, que passaram esses dois anos esperando esse grande momento, que é o de sorteio, de chaveamento, de saber os objetivos e tomar conhecimento dessa nova formatação dos jogos escolares”, afirmou Júnior Santiago.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter