A Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está realizando, esta semana, uma avaliação diagnóstica de saída com todos os alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de identificar as competências e habilidades ao longo do ano letivo.
A avaliação é a terceira realizada pela SEE em 2022. A primeira foi a avaliação diagnóstica de entrada, no início do ano, e a segunda foi realizada ao fim do primeiro semestre letivo. A partir dessas avaliações, realiza-se o planejamento e as metodologias de ensino a serem aplicadas.
Na terça-feira, 20, foi realizada a avaliação de português e nesta quarta, 21, a de matemática. A diretora de Ensino, Gleice Souza, destaca que as avaliações são ferramentas importantes para fornecer dados e informações sobre as habilidades dos estudantes.
Segundo a gestora, a SEE tem se preocupado em recompor a aprendizagem e, por conta disso, desenvolvido um programa de formação continuada. “É essencial realizar as avaliações diagnósticas, para que a gente possa estabelecer as estratégias pedagógicas adequadas às reais necessidades de aprendizagem”, afirma.
Gleice explica que, a partir desse momento, é possível identificar os saberes dos alunos, suas dificuldades e, com o mapeamento, intervir de forma correta, além de compreender o conhecimento que o aluno já possui, sobretudo neste momento de pós-pandemia.
“A avaliação diagnóstica é uma política da Secretaria de Educação, para que possamos fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos e preencher as lacunas existentes”, diz.