Educação prossegue com a capacitação de professores

Computadores interativos permitem aos professores otimizar o tempo em sala de aula (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Computadores interativos permitem aos professores otimizar o tempo em sala de aula (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), prossegue com as oficinas de capacitação para que os professores da rede pública possam utilizar os computadores interativos em sala de aula.

Nesta quinta-feira, 12, as formadoras Rosilene Onofre e Lucilene Amorim repassaram as instruções para utilização da ferramenta educacional a 20 professores da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, no Conjunto Tucumã. Desde o dia 6 de abril, mais 860 professores já foram capacitados.

Os computadores interativos foram adquiridos pela SEE, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). Ao todo, foram 767 equipamentos para os 22 municípios, dos quais 406 para Rio Branco.

Somente a Escola Raimundo Gomes de Oliveira foi contemplada com cinco equipamentos. Para a coordenadora de ensino, professora Christia Rocha, além de fazer os professores interagirem com as novas tecnologias, permite otimizar o tempo dentro de sala de aula.

O equipamento possui três funções em um único aparelho. É lousa digital, computador e também data-show. Possui ainda caixa de som de excelente qualidade, tem 16 gigabites de memória – dos quais quatro gigas são para o sistema -, tem entrada para pen drive e DVD e acesso à internet.

As oficinas já foram realizadas em 46 escolas da capital, entre as quais o Instituto Lourenço Filho, Serafim Salgado, João Aguiar, Samuel Barreira, Armando Nogueira e Neutel Maia. Nesta sexta-feira, 13, a capacitação será para os professores da Escola Clícia Gadelha, no bairro São Francisco.