Educação promove roda de conversa com servidores para fortalecer ações do Janeiro Branco

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta segunda-feira, 22, uma roda de conversa com os servidores, em alusão ao mês de conscientização da saúde mental e emocional, Janeiro Branco. A iniciativa, promovida pela Divisão de Qualidade de Vida, teve como foco a promoção do autocuidado e saúde mental.

Psicólogo Antônio Anderson Gomes de Souza, da Sesacre, conduziu a roda de conversa sobre Autocuidado e Saúde Mental. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O psicólogo Antônio Anderson Gomes de Souza, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), conduziu a discussão sobre “Autocuidado e Saúde Mental”, buscando instigar reflexões sobre a importância desse conceito para o bem-estar individual e coletivo.

Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, destaca-se como um período propício para reflexões sobre a vida, relações sociais, emoções e sentimentos. A campanha, respaldada pela Lei nº 14.556/23, visa conscientizar sobre a importância do autocuidado.

Jaqueline Guimarães, chefe da Divisão de Qualidade de Vida ressalta a importância de  abordar a necessidade de autocuidado e reforça os serviços ofereidos gratuitamente pela Divisão aos servidores. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O objetivo da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Os sinais de adoecimento psíquico foram abordados, incluindo mudanças nos padrões de sono, alimentação, humor, produtividade e comportamento. A roda de conversa proporcionou um ambiente para compartilhar vivências e estratégias de autocuidado, estimulando a troca de experiências entre palestrante e servidores.

“O tema é de grande relevância, pois destaca o autocuidado, incentivando a observação do eu, e a identificação do que não está bem. A saúde mental requer constante atenção, expressão cuidadosa e compartilhamento de experiências”, enfatizou Carmem Braga, servidora da Educação, resumindo a importância do evento.

Servidora Carmem Braga do Departamento de Gestão de Pessoas da SEE, enfatizou que a saúde mental requer constante atenção, expressão cuidadosa e compartilhamento de experiências. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Divisão de Qualidade de Vida oferece serviços como massagem, auriculoterapia, florais de psicoterapia, acupuntura e ventosaterapia. Jaqueline Guimarães, chefe desse setor, destacou a importância da iniciativa, e ressaltou que a roda de conversa abordou a necessidade de autocuidado para evitar doenças psicológicas, incentivando a participação dos servidores nos serviços oferecidos gratuitamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter