autocuidado

Educação promove roda de conversa com professores da Escola Jovem Boa União

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 14,  uma roda de conversa com professores da Escola Jovem Boa União, sobre o trabalho em equipe e autocuidado.

A ação é uma iniciativa do Departamento de Pessoas e da Divisão de Qualidade de Vida da SEE, com o objetivo de promover relaxamento e autocuidado aos professores.

Atividade de relaxamento com a educadora física Ana Maria. Foto: Clícia Araújo/SEE

O impacto negativo da pandemia da covid-19, especialmente na educação, fez com que os professores rapidamente se adaptassem ao ensino online, com cargas de trabalho excessivas, o que resultou em altos níveis de estresse, cansaço, ansiedade e depressão.

Diante dessa situação, a equipe gestora da Escola Jovem Boa União solicitou apoio à Secretaria de Educação com uma roda de conversa com os educadores e profissionais da psicologia.

Palestra sobre o trabalho em equipe e autocuidado, com o psicólogo Antônio Anderson de Souza. Foto: Clícia Araújo/SEE

“Venho observando o quanto a nossa equipe está cansada e desgastada fisicamente e emocionalmente, porque estamos vindo de um período pandêmico e precisamos reaprender a conviver em grupos. Temos que parar um pouco e cuidar mais de nós para darmos conta daquilo que é nossa função e nossa profissão requer”, reforçou a gestora Shirley Melo.

A manhã foi muito proveitosa, com dinâmicas de relaxamento desenvolvidas pela educadora física Ana Maria Vasconcelos e palestra com o psicólogo Antônio Anderson de Souza, que abordou sobre o trabalho em equipe e o autocuidado.

Os professores participaram da conversa com depoimentos de experiências vividas e perguntas relacionadas ao tema em discussão.

Escola Jovem Boa União (Integral), na região da Baixada da Sobral, atende alunos do ensino médio.

O nosso dia-a-dia é muito estressante e uma atividade dessa natureza serve para podermos relaxar e aprender a lidar com situações que muitas vezes não lembramos devido a correia. Porém, com essa atividade, paramos um pouco para pensar, refletir e ver o que podemos mudar para termos qualidade de vida, citou o professor de Língua Portuguesa, Valcemir de Araújo Cunha.