Educação promove programa de saúde para atender os estudantes

O Departamento de Formação e Assistência Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, desenvolve o ‘Programa Cuidando da Saúde Estudantil’ voltado para os alunos da rede estadual, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, garantindo a assistência nos atendimentos médicos, odontológicos, fonoaudiológicos  e psicológicos, com a finalidade de elevar a qualidade do ensino e o nível de aprendizagem dos estudantes.

O programa é uma parceria com a Secretaria de Saúde e foi desenvolvido para atender os alunos tanto das escolas urbanas quanto das escolas rurais em projetos específicos, com os seguintes profissionais: dentistas, técnicos em saúde bucal, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

No caso dos atendimentos dos alunos da zona rural, a SEE disponibiliza ônibus para fazer o transporte dos estudantes até os consultórios escolares mais próximos ou até mesmo na Fundação Hospitalar, se for o caso, e assim dar continuidade aos tratamentos.

“Nós sabemos a importância desses projetos também para a aprendizagem dos nossos alunos. O aluno que vê bem, com certeza, vai aprender melhor e é isso que nós queremos, nossos alunos saudáveis e felizes com potencial para aprender”, comentou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, profª Lídia Cavalcante.

392 alunos foram diagnosticados com algum problema de visão Foto: Mardilson Gomes/ Ascom See

Dificuldade de aprendizado pode estar relacionada a problemas de visão. Por não enxergar bem, a criança acaba não conseguindo ler o que está escrito no quadro e nem nos livros, e por isso não compreende os conteúdos ocasionando o baixo rendimento escolar, desinteresse, evasão e muitos casos de reprovação.

Números do Programa Cuidando da Saúde Estudantil

O projeto Olhar Digital oferece atendimento oftalmológico e organizou uma triagem com 1.200 atendimentos. Desses, 392 alunos foram diagnosticados com algum problema de visão e encaminhados para a Fundação Hospitalar para exames mais detalhados. O programa viabilizará ainda, a aquisição de óculos.

O projeto Odontológico denominado Sorriso Saudável e Feliz já atendeu 2.447 alunos nos consultórios escolares e realizou 16.943 procedimentos como extrações, limpezas, restaurações, tratamento de canal, aplicação de flúor e a colocação de aparelho ortodôntico para aperfeiçoar o sorriso e a saúde bucal.  O programa conta com 15 consultórios escolares em Rio Branco e 2 em Cruzeiro do Sul. 52 novos alunos iniciaram o tratamento com uso do aparelho ortodôntico este ano e 300 estão em tratamento de manutenção do aparelho.

2.447 alunos atendidos nos consultórios escolares Foto: Mardilson Gomes/Ascom See

Além de promover o tratamento odontológico, a SEE também faz o trabalho de prevenção nas escolas e oferece palestras e rodas de conversas com dentistas e técnicos sobre escovação e saúde bucal com 13.795 atendimentos registrados. Também realizou a distribuição de 23.2560 escovas e 1.348 cremes dentais para o uso dos alunos em ambiente escolar.

O programa leva ainda, médicos pediatras para as escolas para que possam realizar as consultas das crianças do Ensino fundamental I e hoje já são 671 alunos alcançados.

Outros serviços também são oferecidos, como oficinas de saúde e palestras sobre gravidez na adolescência. Somando 1.216 jovens e adolescentes envolvidos e os atendimentos fonoaudiológicos e de assistência social, com 627 estudantes atendidos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter