Dias 14 e 15

Toxicologia é tema de encontro em Rio Branco

O Núcleo de Toxicologia Clínica e Analítica da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizam o I Colóquio de Toxicologia do Acre nos dias 14 e 15 de junho.

A toxicologia é um ramo da medicina que estuda a composição química e os efeitos das substâncias tóxicas e dos venenos, bem como o diagnóstico e o tratamento das intoxicações e dos envenenamentos.

As atividades são voltadas para os profissionais da área de saúde e ambiental, de nível superior, médio e ainda graduandos. As inscrições ocorrem no dia 14, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Ufac, a partir das 18 horas. É necessária a doação de produtos de higiene infantil com valor mínimo de R$ 5 para validação da inscrição.

“Nós pretendemos fazer uma análise da situação atual, perspectivas multidisciplinares do campo da toxicologia e sua influência na saúde no Estado do Acre. E também discutir sobre as condutas, fluxo no atendimento à vítima de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos”, afirma a enfermeira e professora Anne Grace Marques.

O colóquio é o primeiro evento promovido no Acre que possibilita a exposição de pesquisas desenvolvidas na  área de Toxicologia. Além da Sesacre e Ufac, foram convidados para participar do evento membros do Ministério Público Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Acre e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).