jovens atletas

Educação promove o seminário Novas Perspectivas para o Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE) promoveu na tarde desta quinta-feira, 20, o seminário Novas Perspectivas para o Desporto Escolar, em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), no auditório da sua sede, em Rio Branco.

O seminário contou com a participação de Antônio Hora Filho, presidente da CBDE; Robson Aguiar, vice-presidente da entidade; Márliton Páscoa, membro do Conselho Regional de Educação Física do Acre (Cref/AC); e José Reinaldo Cajado, presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade/AC).

Abertura do seminário Novas Perspectivas para o Desporto Escolar no auditório da SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As principais pautas tratadas do seminário foram sobre os incentivos ao desporto acreano, Educação física no Novo Ensino Médio, o papel da CBDE no desporto junto aos estados e o calendário dos Jogos Escolares.

O público-alvo do seminário foram os professores de Educação Física, gestores e coordenadores de Núcleos da SEE nos municípios.

Os dirigentes da CBDE estão no Acre pela primeira vez, trazendo a importância do incentivo ao desporto escolar, momento muito positivo para os atletas profissionais da Educação Física que desenvolvem atividades esportivas nas seletivas estaduais, visando à possibilidade de participação nas etapas nacionais e até internacionais.

Professores de Educação Física, gestores e coordenadores de Núcleos da SEE nos municípios participaram do seminário. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O presidente Hora Filho teve esse carinho de vir ao Acre, de fazer esse incentivo, fazer o seminário para que todos entendam o que é a CBDE e qual o seu papel, e assim possamos engrandecer o desporto escolar em nosso estado” observou Júnior Santiago, chefe do Departamento de Esportes.

A Confederação Brasileira de Desporto Escolar proporcionou, em 2021, a participação da maior delegação acreana nos Jogos Escolares Brasileiros e concedeu 34 bolsas para estudantes da rede pública de educação básica do Acre.

“Somos gratos pelo incentivo e o apoio nos estimulou a pensar 2022 de uma forma mais expressiva. O Departamento de Esportes participou de um planejamento na SEE, indicando as ações prioritárias, inclusive com a possibilidade de sediarmos uma etapa da seletiva dos Jogos Escolares Brasileiros”, afirmou a secretária de Educação, Socorro Neri.

Os dirigentes da CBDE: Hora Filho, ao centro, e Robson Aguiar, presidente e vice-presidente, estão no Acre pela primeira vez discutindo a importância do incentivo ao desporto escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O primeiro grande evento esportivo escolar nacional será realizado no mês de março em Aracajú, que é a seletiva nacional para a Gymnasiade – os Jogos Escolares Mundiais, maior competição estudantil do mundo. Envolve mais de cem países e será realizada na França em maio.

“Estamos reforçando a parceira com a Secretaria de Educação do Estado e com a Fade, para somar forças e realizar no Acre uma seletiva estadual que irá indicar representantes para participar desses calendários nacionais e internacionais”, pontuou  Antônio Hora Filho.

Secretária Socorro Nery agradece o apoio da CBDE ao esporte acreano. Foto: Mardilson Gomes/SEE

No sábado, 22, pela manhã, será realizada a abertura do calendário escolar na pista de atletismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), como início da Gymnasiade, que vai propiciar sete modalidades do Acre para Aracajú, com passagens áreas, hospedagem e alimentação dos atletas patrocinados pela CBDE.