O governo do Estado, através da Representação da Secretaria Estadual de Educação (RSEE), realizou nesta sexta-feira, 21, mais uma etapa do processo de formação de educadores e alunos para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os trabalhos vêm sendo realizados por meio de formações específicas. A equipe dos anos iniciais tem trabalhado incansavelmente para fortalecer as habilidades essenciais para o sucesso dos estudantes nas provas.
Dione Borges, coordenadora dos anos iniciais da RSEE, destacou a importância dessa iniciativa e compartilha os avanços alcançados desde o início do ano. “Estamos muito satisfeitos com o comprometimento de nossa equipe dos anos iniciais em preparar nossos alunos para o SAEB. Desde o início do ano, temos trabalhado duro em formações específicas para fortalecer suas habilidades e descritores para a prova”, conta.
As formações são conduzidas pela equipe da divisão dos anos iniciais, que elaborou cadernos especialmente voltados para a preparação dos alunos. Esses materiais são compartilhados com os assessores que, por sua vez, oferecem formações diretas aos professores do quinto ano. O objetivo é garantir que os educadores estejam plenamente capacitados para reforçar as habilidades necessárias em suas salas de aula, proporcionando uma experiência educacional mais sólida e consistente.
Nesse contexto de aprimoramento contínuo, a coordenadora explica que o dia foi especialmente enriquecedor, com a presença dos idealizadores do caderno, oferecendo a formação do terceiro caderno. “Esse momento proporcionou aos professores a oportunidade única de esclarecerem suas dúvidas diretamente com os criadores do material, ampliando ainda mais a qualidade do aprendizado.”
Ela ressalta ainda a relevância dessa atividade e destaca a importância de uma formação completa, que envolve todos os cadernos previstos para o preparo dos alunos. “O quarto caderno ainda está por vir, e sua aplicação antes das provas será fundamental para fechar com chave de ouro esse processo de preparação.”, disse.
A formação ocorreu no prédio da Universidade Federal do Acre (UFAC), conhecido como Projeto Rondon. O investimento em formação é uma demonstração clara do compromisso do Governo do Estado, que visa não apenas o desempenho dos alunos nas avaliações, mas também a qualidade do ensino oferecido nas escolas. Os resultados positivos desse esforço certamente refletirão em um futuro promissor para a educação e a comunidade escolar como um todo.