Culinária e artesanato indígena são destaques no V Festival Atsa Puyanawa, em Mâncio Lima

Entre os dias 18 a 21 de julho, aproximadamente seis mil pessoas já visitaram o V Festival Atsa Puyanawa, na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima. O evento celebra a cultura do povo indígena, fomenta o turismo e movimenta a economia local. Comidas típicas, artesanato e pinturas corporais são alguns dos atrativos do festival.

A V edição da Festival Atsa Puyanawa celebra a cultura do Povo Puyanawa. Foto: Marcos Santos/ Secom.

O nome “Atsa” significa macaxeira, que é uma das principais fontes de renda da comunidade, onde produzem cerca de 500 toneladas de farinha por ano. Então, o que não falta é comidas típicas derivadas da macaxeira como: sopa, bolo, tapioca, beléu, quibe e mingau. Nas refeições, um dos pratos mais pedidos é o peixe assado na folha da bananeira.

A culinária Puyanawa é repleta de delícias, encantos e curiosidades. Foto: Marcos Santos/ Secom

Nilza Sibi Puyanawa se revela como uma cozinheira de mão cheia e revelou o seu ingrediente especial: amor e carinho. “Eu aprendi que esses pratos tradicionais aqui da nossa aldeia devem ser feitos com muito amor e carinho. Por isso todas as pessoas que vem aqui saboreiam, aprovam os nossos pratos e sempre voltam”, disse.

O peixe assado na bananeira é o campeão de vendas. Foto: Marcos Santos/ Secom

O que também chama muito a atenção do público presente é o artesanato. Os Puyanawas são talentosos, com destaque na confecção de cordões, brincos, anéis, pulseiras e outros utensílios. Eles aproveitam essa oportunidade para divulgar seus trabalhos e fazer uma renda extra com a venda de suas peças artesanais.

As pinturas corporais e o artesanato fortalecem a cultura e geram renda às famílias. Foto: Marcos Santos/ Secom

“Nessa oportunidade a gente está podendo divulgar nosso trabalho. Muitas pessoas estão vindo aqui e nós estamos vendendo bem os nossos artesanatos, fazendo uma renda extra”, contou a artesã Puyanawa Jeciene da Silva Bastos.

O artesanato está garando oportunidade aos Puyanawas. Foto: Marcos Santos/ Secom.

O V Festival Atsa Puyanawa, que é a maior festa tradicional da etnia, se estende até esse domingo, 23. “Nós convidamos todos para participarem desse momento conosco, para sentirem a nossa energia, conhecerem a nossa cultura, saberes e histórias”, expressou o cacique Joel Puyanawa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter