Educação promove formação para estudantes de escolas do ensino integral

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Ensino Médio, proporcionou aos estudantes das escolas de ensino integral de Rio Branco uma formação em ações protagonistas, durante os dias 19, 20 e 21, com carga horária de 24 horas.

Em Rio Branco são sete escolas que ofertam o ensino integral, sendo elas: Armando Nogueira, Glória Perez, Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), José Ribamar Batista (Ejorb), Sebastião Pedrosa, Humberto Soares e Escola Jovem Boa União.

Participaram da formação cinco estudantes de cada unidade de ensino integral, num total de 35 estudantes e um professor de cada escola para acompanhar os seus alunos durante esses três dias.

Estudantes do ensino integral participam de formação em ações protagonistas. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

A formação aconteceu na Escola José Ribamar Batista (Ejorb) e foi conduzida por duas jovens protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) de Recife, com o apoio de duas assessoras pedagógicas da SEE.

O objetivo da formação era de capacitar os estudantes para que eles possam replicar a formação em suas escolas, com base nas ações que permeiam o planejamento para o ano letivo de 2020.

“Estudar em uma escola integral é maravilhoso, até porque vimos uma forma diferente de ensino, um verdadeiro leque de oportunidades, de ensino e conhecimentos que não tínhamos no ensino regular. Tivemos novas experiências como nas eletivas e adquirimos experiências em áreas que a gente possivelmente vai querer levar para o futuro. Temos os clubes, que é uma forma de exercermos o protagonismo e a autonomia. Temos os estudos orientados, onde podemos criar o autodidatismo, que nos ajuda bastante a estudarmos da nossa forma”, declarou a estudante Jaqueline Garcia.

A formação aconteceu nos dias 19, 20 e 21, na Escola José Ribamar Batista. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

O encontro teve ainda a finalidade de promover a formação dos estudantes para o acolhimento das novas turmas, das novas equipes escolares, bem como a recepção dos pais e responsáveis dos alunos, além da formação inicial das equipes escolares e a realização do fórum de protagonismo.

“O ICE está saindo do Acre este ano, pois já passou o período de implantação que era de três anos, então viemos formar essa quantidade de estudantes para eles serem replicadores. Eles foram formados em acolhimento, semana de protagonismo, formação inicial das equipes escolares e também na Escola Jovem Café que é como se fosse a culminância das ações que eles fazem na escola. Eles são muito empenhados, são estudantes que, com certeza, vão ter muito sucesso dentro do estado”, explicou a   formadora Karen Rodrigues, do ICE de Recife.

A formação foi conduzida por duas jovens protagonistas do ICE de Recife. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação é uma entidade sem fins lucrativos, criado em 2003 por um grupo de empresários motivados a conceber um novo modelo de escola e a resgatar o padrão de excelência do Ginásio Pernambucano, localizado em Recife.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter