O secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, realizou uma visita nesta semana à Escola Djalma Teles Galdino, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco. Ele conversou com o diretor José Cláudio e conheceu mais de perto a metodologia de ensino.
A Djalma Teles possui mais de 1,1 mil alunos, nos três turnos de ensino. Pela manhã e à tarde, a escola trabalha com alunos do ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano). À noite, há alunos do programa de Educação de Jovens e Adutos (EJA).
Brandão aproveitou a oportunidade para bater um papo com os alunos do terceiro ano C, que têm a professora Maria Charlene como responsável e onde estudam dois alunos especiais. O secretário passou uma mensagem positiva, destacando a importância da escola em ensinar como ser pessoas boas, que ajudam a cuidar do meio ambiente.
Alunos das duas turmas de quinto ano também participaram do diálogo. A partir da fábula de Pinóquio (o boneco de madeira que queria se tornar gente), ele lembrou que a história traz ensinamentos importantes, como ir à escola e não mentir, valores fundamentais para a formação do cidadão.
“É uma história, um conto que nos ensina valores para que possamos ser gente, e, para isso, precisamos ter alguns bons comportamentos, como ir à escola e também não mentir. Assim, iremos aprender a fazer coisas boas em nossas vidas”, disse o secretário.
As visitas que Brandão realiza às escolas servem para aproximar o governo da comunidade e, também, ouvir sugestões para melhorar a qualidade do ensino a partir do acompanhamento da gestão em todos os aspectos da educação no Estado.