Educação prisional é tema de encontro em Rio Branco

O encontro fortalece as diretrizes do Plano Estratégico de Educação do Sistema Prisional (Foto: Marinez Lopes/SEE)
O encontro fortalece as diretrizes do Plano Estratégico de Educação do Sistema Prisional (Foto: Marinez Lopes/SEE)

Para fortalecer o direito constitucional à educação no Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realizou na quinta-feira, 16, reunião com representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

O encontro vem para fortalecer as diretrizes do Plano Estratégico de Educação do Sistema Prisional, instituído pelo Decreto nº 7.626, em 2011. Entre elas, está o incentivo à reintegração social por intermédio da educação.

Entre as principais ações voltadas para as pessoas privadas de liberdade, está a ampliação do atendimento da educação de jovens e adultos (EJA), além da alfabetização com apoio do programa Aprender as Letras e o acesso à educação profissional dentro das próprias unidades prisionais.

Marco Brandão, titular da SEE, e o secretário adjunto Moisés Diniz, explicam que é importante assegurar o acesso à educação. “O Instituto se mostra um parceiro disposto a realmente fazer a diferença. A educação é um elemento fundamental para a reinserção social, e deve ser aplicada da melhor forma para quem precisa”, enfatiza Brandão.

Atualmente, funcionam cinco unidades prisionais no Acre, localizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard, e Tarauacá. Aberson Carvalho de Souza, diretor de planejamento do Iapen, diz que a parceria beneficia cada vez mais o trabalho social do Estado.

“Este encontro vem para reafirmar e ampliar a parceria com a Secretaria de Educação. Com novas perspectivas, é possível fazer a diferença na vida destas pessoas que, por motivos variados, encontram-se no sistema prisional”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter