Educação: o investimento mais significativo – artigo

Formanda e professora se abraçam, emocionadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Formanda e professora se abraçam, emocionadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Presenciei a participação do governador Tião Viana no evento de formação de 500 alunos dos cursos de inglês e espanhol do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Assistindo a todas as apresentações realizadas naquela manhã, compartilhamos do brilho dos olhos dos alunos e educadores que, naquele momento, cumpriam uma missão e concluíam um bom combate. Até o mais cético dos homens aceitaria que o projeto do CEL é altamente inspirador.

O investimento mais significativo que se pode fazer é na educação, pois é a grande chave-mestra na equação dos problemas sociais. O incentivo deve ser para que os donos do futuro da humanidade nunca desistam de seus sonhos. A cada dia, acredito com mais força que somente adultos altamente esclarecidos e humanizados são capazes de investir nos jovens, oferecendo-lhes oportunidades e deixando-os livres para exercer sua criatividade e potencial inovador.

Na ocasião, presenciei a conversação em inglês de dois alunos, o que alegrou meu coração e me revelou a felicidade que sentiam ao ter acesso gratuito a um ensino de idiomas de qualidade, sem ficar devendo nada aos cursos particulares ofertados na cidade – para pagar os quais tantos sacrifícios financeiros são feitos pelos pais.

Enfim, aquele momento era de constatar desafios superados por quem muitas vezes pega dois ônibus para ir estudar. Assim, diante de uma realidade muitas vezes hostil, é necessária a perseverança, que um dia ainda resultará em impressionantes depoimentos e histórias de vida de acreanos que lutam para romper tabus sociais por meio da educação, um direito humano.

Formandos se reuniram por meio do talento em apresentações musicais e de conversação, professores orientaram seus alunos para a superação de dificuldades e submeteram esforços para um resultado que ultrapassou todas as medidas.

Vi mais de um formando, após receber o certificado, ir ao encontro de sua professora, quando então se abraçavam e choravam juntos: foram as cenas mais reflexivas de meu dia. Eles sabiam o significado do que estavam sentindo. Alunos gratos e professores realizados, com seu ofício ajudando a transformar outras vidas.

Momentos como esse nos fazem constatar a verdade dos versos de Drummond: “Essas coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão”.

Jefferson Barroso é acadêmico de Direito e ativista da Juventude

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter