A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) mobilizou sua frota de veículos escolares de Rio Branco para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes que ocorrem na cidade. Cerca de 50% dos 63 veículos disponíveis já estão sendo utilizados em três pontos da capital.
Até o momento, os pontos de maior concentração são a estrada do aeroporto, o Segundo Distrito da cidade e o Bairro São Francisco. Nos locais, os veículos escolares estão sendo utilizados para transportar as famílias para abrigos temporários e outros locais seguros.
Além disso, no trecho do aeroporto, os veículos escolares também estão transportando os passageiros que chegam e partem da cidade. O supervisor do Departamento de Transporte da SEE, Gilsomar Lopes, que trabalha no local desde 1h30 da madrugada, informa que, só nesse trecho, seis ônibus ajudam no transporte. “Até agora não tivemos nenhum incidente. Todos estão elogiando o nosso trabalho. E nós, como servidores públicos, estamos fazendo a nossa parte”, explica.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, a medida foi uma orientação do governador Gladson Cameli, que pediu esse suporte aos rio-branquenses e tem sido fundamental para minimizar os impactos das enchentes na população mais vulnerável da cidade.
Para o gestor, a mobilização dos veículos escolares demonstra a importância da união de esforços em situações de emergência. “Os carros estão à disposição do governo nesse momento de emergência, assim como as escolas, para atender toda a população”, ressalta.