Forças de Segurança do Estado trabalham para conter os danos causados pelo intenso volume de chuvas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e as forças de segurança trabalham desde a noite de ontem, 23, para conter os danos causados pelo intenso volume de chuvas, que deixou vários pontos da capital acreana alagados.

Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC) atendendo locais alagadiços de Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

As chuvas causaram o transbordamento dos principais igarapés da capital, como o São Francisco, Judia, Dias Martins, Batista, Fundo, Liberdade e Almoço, deixando alagados 32 bairros da capital acreana.

O secretário adjunto, coronel Evandro Bezerra, destaca que a Sejusp, juntamente com o Sistema Integrado de Segurança Pública, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AC), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito e o Instituto Socioeduacativo, já desenvolvem medidas conjuntas para atender todos os afetados.

Secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

“Desde a eclosão da crise estamos canalizando toda a nossa logística de pessoas e materiais ao Corpo de Bombeiros para apoiar em suas ações frente às demandas da população em condição de alagamento”, disse Evandro.

O Corpo de Bombeiros coloca que desde a noite de ontem já estão com suas equipes nos bairros, mas que hoje, 24, esse poder operacional foi triplicado, visando dar assistência aos mais de 30 bairros afetados, como também já respondem pelo 193, onde já foram mais de 2 mil ligações recebidas para a solicitação de ajuda, sendo geradas mais de 785 ocorrências até o momento. Mas a força afirma que esse é um número pequeno, em virtude dos muitos atendimentos realizados no local.

Corpo de Bombeiros responde pelo número 193 para as solicitações de atendimento em decorrência das chuvas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

As equipes montadas pelo CBM/AC são mistas, sendo composta por bombeiros, policiais militares, agentes do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Deracre) e do Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp). “Todos os colaboradores, juntamente com a Prefeitura de Rio Branco, com todo seu poder operacional,  trabalham de forma conjunta. Nesse trabalho, aquilo que nós temos de material, independentemente do tipo de secretaria ou órgão, são alocados nos pontos de necessidade, seja para abrigar na casa de um parente ou abrigo”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Charles da Silva Santos.

Diretor Administrativo e Financeiro do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Manoel Gerônimo Filho. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O diretor Administrativo e Financeiro do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Manoel Gerônimo Filho, explica que o órgão disponibilizou veículo e guinchos, que estão dando suporte aos servidores do Detran e aos demais cidadãos que estão em situação alagadiça. “Além de colocar esses equipamentos à disposição, também estamos com o os agentes no trânsito, organizando os locais que apresentam maior congestionamento”, disse Manoel Gerônimo.

Agentes de trânsito nas ruas da capital, organizando o fluxo de carro. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

A Polícia Militar também está nas ruas desde a noite de ontem e destaca que foram acionados mais de 100 policiais militares durante a madrugada e agora pela manhã desta sexta-feira para fazer o policiamento nos abrigos, como também para montar patrulhas integradas com os bombeiros, tirando pessoas dos pontos de alagação.

Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias Fonseca. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

“Agora à tarde nós iremos implantar o policiamento fluvial para impedir os furtos e arrombamentos nas áreas alagadas, apoiando também as ações de outros órgãos que atuarão na ação social e na defesa civil do estado e do município, para que as pessoas sejam assistidas da melhor forma possível”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias Fonseca.

As câmeras monitoram em tempo real as áreas afetadas pelas chuvas. Foto: Ascom Sejusp

A sejusp montou uma estrutura técnica para atender e monitorar em tempo real as operações que estão sendo desenvolvidas pela Defesa Civil nos pontos alagadiços da capital acreana. A estrutura ativada faz parte da tecnologia do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que trabalha no monitoramento de pontos da cidade, como também com o sistema de comunicação, através de números emergenciais, como o 193, que está sendo utilizado para ligações de solicitação de atendimento relacionado às chuvas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter