Saúde do Professor

Educação lança projeto Corpo, Mente e Voz

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Planejamento e Departamento de Formação e Assistência Educacional, lança na manhã desta segunda-feira, 14, o projeto Corpo, Mente e Voz, uma parceria com o Centro Universitário Uninorte, uma iniciativa inovadora e pioneira no estado.

O projeto foi idealizado no plano de governo do governador Gladson Cameli, no eixo da educação, e tem o objetivo de proporcionar ações e serviços voltados para o cuidado e atenção à saúde dos professores da rede pública estadual de ensino. Além de cuidar da saúde do professor, o projeto visa também a valorização do profissional.

Primeiramente, o projeto atenderá três escolas pilotos: Marilda Gouveia Viana, Francisco Salgado Filho e Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Os atendimentos serão feitos por uma equipe de profissionais composta por: psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e profissionais da educação física.

 

Lançamento do projeto Corpo, Mente e Voz Foto: Mardison Gomes/Ascom SEE

“Esse projeto vem com esse cuidado especial com os professores, com a importância de se fazer um diagnóstico nas escolas para saber quem são esses professores. Primeiro fazemos um levantamento, logo em seguida, vamos à escola e a convidamos para fazer parte do projeto. Nossa meta é alcançar 5 mil professores da rede estadual no período de 2020 a 2022”, destacou a professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional.

Foi realizado um levantamento no quadro efetivo da SEE para se ter os números exatos de afastamentos de professores da sala de aula por questões de saúde, e foram constatados 652 afastamentos no ano de 2018. Em 2019, até julho, já são 375 professores doentes afastados. Destes números, 100 casos de problemas de saúde mental, 10 problemas físicos, 13 problemas vocais e outros casos como hipertensão e diabetes.

 

Já são 375 professores afastados da sala de aula em 2019, até julho, por problemas de saúde. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Se a saúde do professor, através de ações preventivas como propõe esse projeto, fosse lá atrás, com certeza esse professor continuaria realizando seu trabalho dentro da sala de aula. Nós queremos cuidar da saúde de nossos professores de uma forma exemplar, amorosa e cuidadosa. Queremos nossos professores trabalhando felizes e motivados. Esse projeto foi pensado com muito amor por nossa equipe e o governador, lá na campanha, comprou nossa ideia, vamos cuidar de todos com amor”, citou o professor Mauro Sérgio Cruz, secretário de Educação.

O projeto foi idealizado no plano de governo do governador Gladson Cameli, no eixo educação Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Temos muito orgulho de fazermos parte desses projetos, colocarmos na prática e colocarmos os nossos alunos e professores com a mão na massa. Inicialmente, colaboramos com o curso de fonoaudiologia, mas a Uninorte toda está à disposição para colaborar com todos os outros cursos que precisar. É uma grande parceria!”, comentou Vanessa Vogliotti Igami, diretora acadêmica do Centro Uninorte.

Cuidar da saúde do professor garante ao profissional mais tempo na sala de aula, lhe permite trabalhar com saúde, motivação, alegria e valorização, e quem ganha é ele mesmo, é o aluno, a escola; enfim, todos saem ganhando no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

“Espero que tenhamos muitos resultados positivos com o nosso corpo docente, nossa escola será uma das escolas contempladas nesse projeto piloto e a gente agradece já de cara essa oportunidade e entende que um professor bem de corpo, mente e voz é um professor que vai alcançar o aluno, que vai estar feliz no exercício e que vai estar produzindo junto com a sua turma. Então, o que mais desejamos para a nossa escola é que os professores estejam realmente pertencendo àquele lugar com muita alegria, com muita saúde e espero que o projeto possa abrir vários caminhos que possam possibilitar ao professor essa melhora”, declarou Christian Moares, coordenador de ensino da Escola Marilda Gouveia Viana.