Fronteira

Segurança discute ações de combate ao narconegócio nas fronteiras

Com o objetivo de implantar bases integradas de fronteiras em dez pontos dos país; sendo três instaladas ainda este ano, em caráter prioritário, no Acre. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, esteve no gabinete do secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, com coronel Ulisses Freitas e os secretários de segurança pública dos estados do Amazonas e Rondônia, coronel Louismar Bonates e coronel José Hélio Pachá, respectivamente, nesta segunda-feira, 14, em Brasília.

Secretários de Segurança Pública do Acre, Rondônia e Amazonas se reuniram com o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, em Brasília. Foto: Cedida

“Em relação ao Acre, foi definido a instalação de uma base de enfrentamento de crimes de fronteira na região do Juruá, sediada em Cruzeiro do Sul, ainda este ano, e com a participação de órgãos federais”, completou o secretário Paulo Cézar.

O secretário ressaltou ainda que, além dessa base no Juruá, serão instaladas estruturas idênticas nos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, no próximo ano.

A agenda do secretário no Distrito Federal faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Grupamento Especializado em Fronteira (Gefron) no estado do Acre, com o objetivo de coibir ações de organizações criminosas que lidam com o tráfico de drogas e armas.