Educação investe em cultura de paz nas escolas

O projeto piloto irá trabalhar inicialmente com 16 mil alunos Fotos-Val Fernandes
O projeto piloto irá trabalhar inicialmente com 16 mil alunos (Fotos: Val Fernandes/Secom)

 

A vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, participou na quarta-feira, 30, na Secretaria de Educação, da apresentação inicial do projeto De Mãos Dadas com a Escola, que tem como principal objetivo construir uma cultura de paz nas comunidades escolares.

A iniciativa terá seu projeto-piloto em 18 escolas do ensino fundamental e médio, atingindo aproximadamente 16 mil alunos. Serão estruturadas ações nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência social e cultura.

O projeto visa reduzir os indicadores de situações conflituosas e danos ao patrimônio escolar, promover projetos de saúde e qualidade de vida, ações de participação cidadã, desenvolver programas sobre drogadição, ampliar o oferecimento de oficinas de educação empreendedora, ofertar cursos profissionalizantes e fortalecer a prática esportiva, além de estimular as escolas a criar e difundir a cultura de paz.

“Foi um processo de muitas mãos a construção desse projeto. Isso vai garantir o sucesso das ações nas escolas. Vamos apresentar também ao governador Tião Viana, e o próximo passo será marcar o lançamento do projeto. Nossa primeira atividade será a realização de um festival estudantil da canção”, disse o secretário-adjunto de Educação, José Alberto Nunes.

Para o assessor da Juventude Weverton Matias, o projeto é mais um instrumento de diálogo: “É uma iniciativa importante, que vai fortalecer o protagonismo juvenil, para que ele participe da gestão democrática da escola”, disse

Nazareth Araújo ressaltou a importância das parcerias: “Queremos criar oportunidades para a nossa juventude e fomentar valores que vão tornar nossos jovens capazes de agir agora e no futuro. Vamos convidar outras instituições que queiram integrar o projeto”, disse.