Educação estuda propostas de melhorias para fornecimento da merenda escolar

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), reuniu a equipe juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), nesta terça-feira, 28, com a finalidade de estudar propostas para uma nova forma de estrutura da merenda escolar para a rede estadual de ensino.

Dentro das propostas de melhorias, está uma ferramenta de recebimento, controle, acompanhamento e monitoramento da merenda nas escolas e, para isso, as equipes gestoras serão capacitadas para a realização do trabalho em um sistema que está em fase de construção pela equipe de Tecnologia da Informação da SEE, com previsão para ser implantado ainda este ano, tão logo as aulas sejam retomadas.

O sistema foi apresentado na reunião para que todos tivessem conhecimento e a oportunidade de colaborar com sugestões para aprimorar ainda mais a ferramenta.

Apresentação do sistema de recebimento, controle, acompanhamento e monitoramento da merenda nas escolas Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE.

Outra proposta que também está sendo analisada é o fornecimento de merenda para as escolas da zona urbana, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, por empresa especializada em merenda escolar, a exemplo de estados como Amazonas, São Paulo e Bahia. A ideia é que primeiro a proposta seja testada como um piloto e avaliada, antes de ser implementada e estendida para toda a rede.

“Acreditamos que esse novo formato evita o desperdício de alimento, pois o Estado só vai pagar pelo que o aluno consome e evitará inúmeros problemas relacionados à merenda, mantendo uma fiscalização, claro, e o sistema funcionando”, citou o professor Mauro Moura, chefe da Divisão de Merenda Escolar.

As novas propostas estão sendo minuciosamente estudadas e posteriormente, serão apresentadas e discutidas também com os gestores antes de serem implementadas nas escolas.

Apresentação da proposta do fornecimento da merenda ser por empresa especializada em merenda escolar Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE

Ainda no mês de março de 2019, logo no início da nova gestão, a SEE formalizou pedido de auditoria à CGE para verificar possíveis irregularidades nos processos de aquisição da merenda escolar. A partir das orientações contidas no relatório dessa auditoria, enviado recentemente à secretaria.

“Desde o início deste ano estamos com uma equipe renovada na divisão de merenda escolar. Vamos começar uma nova etapa, com novas propostas e ações de melhoria em nossos processos. Chamamos o Conselho da Merenda Escolar porque é um órgão muito importante para nos dar esse aporte na fiscalização in locu e acompanhar como a merenda está sendo feita, como os alimentos estão chegando”, completou o secretário de Educação Mauro Sérgio Cruz.

A SEE se prepara também para realizar adequações nos depósitos com reforma do piso e paredes, limpeza e higienização geral, controle de fluxo de pessoas, além da implantação de sistema informatizado para controle de toda a documentação referente à merenda, desde a contratação a recebimento e distribuição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter