Educação estadual promove Encontro Formativo para professores mediadores

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou, de terça a quinta-feira, 9 a 11, o II Encontro Formativo, voltado aos 1.100 professores mediadores da rede estadual das zonas urbana e rural de Rio Branco, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento teve como objetivo capacitar os profissionais, responsáveis por auxiliar os professores regulares no processo de inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula, adaptando o currículo escolar às necessidades dos estudantes. O procedimento propicia o acesso dos alunos a um ensino de qualidade, para que possam desenvolver todo o seu potencial.

SEE promove o II Encontro Formativo, voltado aos professores mediadores da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a formação, foram abordados temas relacionados ao trabalho colaborativo, à mediação da aprendizagem e à interface com as adaptações curriculares. Os professores aprenderam estratégias e metodologias de ensino que permitem a inclusão de alunos com diferentes tipos de deficiência.

A formação foi bastante elogiada pelos participantes. “Aprendemos muito nestes três dias. São momentos de extrema importância para que consigamos avançar e evoluir de forma eficaz na aprendizagem dos alunos da Educação Especial”, disse a professora Fabiana Rufino, que acompanha dois alunos na Escola João Aguiar.

A capacitação visa instrumentalizar 1.100 profissionais, para adaptar o currículo escolar às necessidades dos estudantes com deficiência. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Estamos cumprindo uma recomendação do nosso governador, que tem compromisso sério com a educação e não quer nem um aluno excluído do processo educacional; então o secretário Aberson nos deu um comando para executar esse trabalho”, observou Davi Souza, professor formador da Divisão de Formação Especializada da SEE.

A Secretaria de Educação reforça o compromisso do governo com a Educação Especial e com a inclusão de todos os alunos nas escolas estaduais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a professora Maria Helena Noronha, que trabalha com o público da Educação Especial há 15 anos, as formações são muito importantes para quem convive diretamente com os alunos especiais em sala de aula. “De suma importância para o nosso dia a dia”, avaliou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter