Educação e Fade realizam seletivas de Xadrez dos Jogos Escolares

Em parceria com a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade) e com a Federação de Xadrez do Acre (FXA), a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Esportes, realiza as seletivas da modalidade na fase estadual dos Jogos Escolares.

A competição se desenvolve no laboratório de informática da Uninorte. Nesta quinta-feira, 19, foram realizadas as seletivas da modalidade feminina, dos 12 aos 14 anos, e na sexta, 20, será a vez das seletivas da modalidade masculina, também dos 12 aos 14 anos.

Seletivas do Xadrez se desenvolvem no laboratório de Informática da Uninorte. Foto: Stalin Melo/SEE

Tanto no feminino quanto no masculino se classificam dois atletas que irão representar o Acre na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que este ano será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, na Cidade Olímpica, local onde foram realizadas as olimpíadas de 2016.

Participam das seletivas estaduais de xadrez estudantes de Rio Branco do Colégio Anglo, do São José, da Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, localizada no bairro Cidade do Povo e do Colégio Meta, e da Escola Raimundo Augusto, de Feijó. No masculino participam ainda alunos da Escola Militar Tiradentes de Rio Branco.

Ao todo, 42 atletas disputam as competições de xadrez, sendo 16 participantes femininas e 26 masculinos. Os vencedores receberão troféus e medalhas como premiação pela classificação para a fase nacional dos JEBs, que é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Duas atletas do feminino e dois do masculino se classificam para a etapa nacional, no Rio de Janeiro. Foto: Stalin Melo/SEE

De acordo com o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, trata-se de um número de atletas bastante razoável, considerando a situação de pandemia em que ainda vivemos. Ele lembrou que, além do xadrez, na próxima semana se iniciam as seletivas do ciclismo.

“Hoje  [quinta] estamos realizando as seletivas femininas do xadrez, amanhã [sexta] será a vez do masculino e logo em seguida teremos a primeira etapa da seletiva do ciclismo, sendo que ao todo são 18 modalidades, incluindo as coletivas, que fazem parte dos Jogos Escolares”, explicou.

O presidente da Federação de Xadrez do Acre, Luiz Carlos Oliveira, lembrou que as seletivas são organizadas pelo governo do Estado, por meio da SEE, e que a federação entra como parceira. “O xadrez educacional é muito importante para a evolução dos jovens, porque tem a questão da tomada de decisões e também da concentração”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter