Saúde da Mulher

Saúde implementa capacitação em boas práticas ao parto e nascimento

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde da Mulher, ligado ao Departamento de Atenção Primária (Daps), está realizando a qualificação Boas Práticas ao Parto, Nascimento e Manuseio do Partograma, como primeira atividade que marca o retorno das ações no pós-isolamento social por conta da pandemia.

As atividades de capacitação promovidas por esse departamento da Sesacre são direcionadas pelo Ministério da Saúde, conforme demandas identificadas pelos segmentos. Dessa forma, as boas práticas envolvendo do parto ao nascimento foram priorizadas na retomada das ações presenciais por terem alta rotatividade.

Curso envolve uma parceria entre a Daps, Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana. Foto: Arquivo

O curso envolve uma parceria entre a Daps, Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana. A primeira etapa foi concluída esta semana na Maternidade Bárbara Heliodora. Nos próximos dias 24 e 25, será realizado no Hospital Santa Juliana e o público-alvo são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A enfermeira Marília Figueiredo, Departamento de Atenção Primária, ressalta que a capacitação busca fortalecer a política nacional de atenção integral à saúde da mulher, na qualificação e humanização das ações na rede pública, garantindo os direitos do parto e nascimento, com segurança e dignidade. Também visa prevenir o trabalho de parto prolongado, redução da mortalidade perinatal e elevados índices de cesariana.

“Nossas expectativas são as mais positivas, buscando melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento para um público tão especial como as gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos”, observa Marília.