Educação do Estado prepara alunos para provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são realizadas a cada dois anos, iniciam na próxima segunda-feira, 23, e  terminam no dia 10 de novembro. Elas serão aplicadas aos estudantes tanto das escolas públicas quanto das escolas privadas. Alunos de todo o Brasil serão avaliados.

Realizarão as provas do Saeb estudantes do segundo, do quinto e do nono ano do ensino fundamental, além de alunos do terceiro ano do ensino médio. Pela avaliação são produzidos indicadores educacionais que possibilitarão uma avaliação de qualidade, bem como a aferição da eficiência educacional.

Provas do Saeb se estenderão até o próximo dia 10 de novembro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na avaliação, os estudantes realizarão provas de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e também de ciências humanas. No Acre, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) tem algumas metas a serem atingidas pela avaliação.

Entre essas metas está a de alcançar a nota 5,0 no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todo o ensino médio. Atualmente, essa média está em 3,9. Além das metas da SEE também há as metas a serem alcançadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para alcançá-las, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas pela SEE, como as formações continuadas, o acompanhamento pedagógico, o caderno de apoio, além dos plantões pedagógicos. A partir da avaliação e dos resultados da prova do Saeb, o governo do Estado pode realizar investimentos para a melhoria da educação.

“Como essa prova procuramos entender como funciona a educação e conseguimos avaliar a qualidade e eficiência, já que todos os alunos dessas séries participam dela. Com isso, vamos melhorar ainda mais as ações que a SEE realiza nas escolas, e não tenho dúvidas que vamos colher excelentes resultados”, afirmou o secretário Aberson Carvalho.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter