Educação do Estado oferta cursos de informática à comunidade escolar

Preparar os jovens para as novas tecnologias também é parte das metas da Educação. Por isso, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que é ligado à Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), irá ofertar à comunidade escolar cursos de informática.

Alguns serão oferecidos pela primeira vez, como o Excel Básico e Intermediário e Manutenção de Computadores. Outros já iniciaram as aulas, como o de Informática Básica, este oferecido, inclusive para alunos no interior. Todos eles têm duração de 40 horas/aula.

Cursos de Informática serão ministrados pelo NTE.
Foto: Mardilson Gomes

A SEE procura atender as mais diversas demandas. Há cursos de produção e edição de vídeo, além de palestras de segurança na rede e programa em Java (empreendedorismo), que ainda serão ofertados ao longo de 2020 nas escolas da rede.

Para a diretora de Inovação da SEE, professora Raquele Nasserala, os cursos são oferecidos para que os jovens possam se qualificar. “Ao término do ensino médio, por exemplo, muitos fazem o Enem, mas outros necessitam entrar logo no mercado de trabalho, então esses cursos oferecidos são fundamentais”, garante.

Outros cursos são ofertados pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a SEE, como os do Programa Formação Pela Escola. São cursos semi-presenciais e podem alcançar um grande número de alunos em diversos municípios acreanos.

O NTE oferece ainda a plataforma Educ, voltada à capacitação dos professores e realizada também em parceria com o governo federal. Por meio dela, é possível planejar e preparar as aulas. Junto com tudo isso, outro programa federal, a Escola Conectada, que permite às escolas, mesmo as mais distantes, acesso à rede mundial de computadores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter