CARNAVAL 2020

Mais de 240 policiais extras farão a segurança durante o Carnaval em Rio Branco

Depois de dias exaustivos de muito trabalho, o Carnaval para muita gente torna-se a oportunidade perfeita para viajar, reunir a família, curtir os amigos e se divertir em locais de festa. No Acre, a folia nos bairros de Rio Branco aglomera muita gente e já começa nesta sexta-feira, 21, em 11 locais diferentes.

Para proporcionar um ambiente saudável, tranquilo e sem registros de violência, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, vai colocar 248 policiais extras nos pontos de folia, sem contar com efetivo diário em patrulhamento nas ruas.

Serão 248 policiais militares por dia durante o Carnaval em Rio Branco  Foto: Secom

Na sexta, primeiro dia de Carnaval em bairros, conforme o planejamento estratégico, serão distribuídos 175 policiais militares extras, incluindo patrulhas de batalhões especializados como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e ainda alunos do Curso de Formação de Soldados (Cfsd -2019). Nos demais dias, ou seja, de 22 ao dia 25 serão 248 militares. O patrulhamento preventivo nos demais bairros onde não terá bailes de Carnaval, ocorrerá normalmente na capital e em municípios do interior.

“ O efetivo vai estar distribuído em cada local de acordo com a necessidade. Ou seja, nos locais onde haverá baixa concentração de pessoas o efetivo ali será proporcional ao quantitativo do publico presente, a mesma coisa onde estiver uma maior aglomeração. O objetivo é a garantia de um Carnaval seguro e ao final apresentaremos os dados relacionados ao número de ocorrências registradas durante a festa ”, disse o comandante de operações, Coronel Ataualpa Ribera.

Os pontos de folia este ano estão sendo oferecidos nos bairros Procon, Cadeia Velha, Manoel Julião, Esperança, Universitário, Aeroporto Velho, Tucumã I e II, Cidade do Povo e Mascarenhas de Moraes. O foco principal para o comando de operações da Polícia Militar e evitar crimes contra a vida e ao patrimônio, além de promover um ambiente tranquilo e seguro aos foliões durante os dias de festa.

Veja as principais orientações exigidas para os organizadores de festa:

Não será permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro. A mesma orientação cabe ao fornecimento de alimentação em pratos de vidro ou talheres de metal.

As barracas de vendas instaladas precisam evitar o acesso aos foliões de modo a não permitir a entrada ou acesso a objetos pessoais ou que possam servir para o cometimento de crime.

Foi proibida a instalação de fumódromos de acordo com a legislação municipal que proíbe a prática.

Aos vendedores de churrasco, a orientação é que seja removida a ponta dos espetos de forma a prevenir que sejam utilizados para ferir outras pessoas.

Organização de estacionamento para que não haja obstrução de vias prejudicando a fluidez no trânsito.

Principais orientação para foliões:

Andar munido de seus documentos e evitar o uso de objetos de valor em locais de grande aglomeração de pessoas como celulares, relógios e joias.

Caso usem bolsas, a orientação é transportá-las frente ao corpo, fechadas e sempre a vista.

Transitar com dinheiro trocado evitando a passagem em agências bancárias que nesta época são alvo de criminosos.

Em caso de chuva, tomar cuidado com o corpo molhado em locais com fiação elétrica exposta no ambiente.

Para evitar brigas, o ideal é andar sempre em grupo. Caso presencie confusão o ideal é chamar imediatamente a Polícia Militar.

Não sair de casa em posse de objetos ilícitos ou perfuro-cortantes.

Beba com moderação e não use qualquer tipo de produto entorpecente.