Educação do Acre realiza ação de prevenção odontológica com pais nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional e a Divisão de Assistência Estudantil e Saúde está realizando ação de prevenção odontológica com orientações de técnicas de escovação, para familiares dos alunos nas escolas.

A ação está sendo realizada em escolas da rede estadual de ensino. Do dia 9 ao dia 12 de agosto, acontece na escola João Paulo II, com as dentistas Shelda Vasconcelos e Luciana Gonçalves. Nos dias 18 e 19 de agosto será a vez da escola Raimundo Borges, posteriormente as escolas Airton Sena e Ramona de Castro serão contempladas seguindo o agendamento. Na semana passada, a escola Theodolina Falcão Macêdo recebeu o atendimento.

Ação de prevenção odontológica com orientações técnicas de escovação para familiares dos alunos das escolas estaduais Foto: Clícia Araújo/SEE

A Unidade Estadual de Ensino que tiver interesse em participar da ação deve procurar o Departamento de Formação e Assistência Educacional, no antigo prédio do Colégio Dom Pedro, e solicitar o agendamento.

Normalmente a ação acontecia na escola com os estudantes, mas devido à pandemia, foram substituídos por seus pais, que prontamente atenderam a convocação e vieram participar da palestra para repassar as orientações e ajudar os filhos ao aprender as técnicas de escovação e cuidados com os dentes.

“Foi uma palestra muito proveitosa, o que aprendi vou repassar para minha filha e para outras crianças para que elas possam ter uma boa saúde bucal, já que na infância as crianças sempre têm dificuldades de fazer a higiene correta dos dentes”, comentou Renê Mendonça, pai da aluna do 4º ano, Rayquele Mendonça, de 9 anos.

Os pais que já foram vacinados foram convocados a participar para receber as orientações e ajudar os filhos na escovação Foto: Clícia Araújo/SEE

Ao final da palestra os pais receberam um kit composto com escova de dente e creme dental para cada um dos filhos matriculados.

“Nós precisamos da ajuda dos pais para eles realizarem a escovação dos filhos, pois se for feita uma escovação adequada, correta, a cárie não avança, ela estaciona e dá tempo de fazer o tratamento que é muito importante para que eles tenham um sorriso saudável”, pontuou a dentista Shelda Vasconcelos.

A equipe achou fundamental trabalhar a prevenção para erradicar a perda dos dentes, principalmente o primeiro molar que nasce entre os 6 a 7 anos, evitar a incidência de cáries e outros problema futuros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter