Atividades em casa

Educação divulga guia para orientar atividades de alunos durante a quarentena

“Precisamos do envolvimento e contribuição de todos para que essa estratégia dê certo”, afirma o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio Cruz, referindo-se ao documento elaborado pela equipe da Diretoria de Ensino da secretaria para o período de quarentena.

No Guia Orientador para o Desenvolvimento de Atividades durante o período de suspensão das aulas constam textos de conscientização e explicação sobre higiene pessoal, que podem ser trabalhados durante o período de isolamento social e no retorno à escola, orientações gerais para a realização de atividades a distância e orientações específicas por componente curricular.

Utilizando o estúdio da TV Aldeia, o secretário gravou uma mensagem aos gestores, alunos, professores e famílias falando sobre a importância das medidas de combate à propagação da Covid-19 no estado tomadas pelo governador Gladson Cameli, incluindo a suspensão das aulas, e explicando de maneira geral o conteúdo do guia elaborado pela secretaria, reforçando a importância de todos se envolverem nesse processo.

“Precisamos do envolvimento e contribuição de todos”, secretário de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio Cruz Foto: Cedida.

“Gestores escolares e professores são peças chave neste momento. Gestores mobilizando professores e professores mobilizando alunos. É uma corrente para o bem. Sabemos que é muito difícil alcançar 100% dos nossos alunos, sobretudo devido às diversas realidades das famílias espalhadas por esse estado. Mas podemos chegar em muitos. Nossa equipe preparou esse material como um pontapé inicial e está à inteira disposição para tirar dúvidas, planejar e dar o suporte que o professor precisar”, comenta Cruz.

O vídeo com a mensagem do secretário, bem como o guia e toda a sugestão de materiais, atividades e até videoaulas serão disponibilizadas na plataforma http://www.educ.see.ac.gov.br a partir dessa semana.

Sobre as videoaulas e outras ações na modalidade de Educação a Distância (EaD), a diretora de Ensino, Denise dos Santos, explica que “nós estamos trabalhando internamente com outros caminhos porque não sabemos ainda se conseguiremos retornar às aulas na data prevista, por isso, caso seja necessário o ensino por meio da EaD, queremos estar preparados pra ofertar essa modalidade para as etapas e séries amparadas pela legislação e para que nossos alunos não sejam prejudicados”.

Conforme anunciado por Mauro Cruz, o período de suspensão das aulas foi prorrogado até o próximo dia 10 de abril, após reunião com representantes da rede municipal de Educação de Rio Branco, instituições de nível superior e escolas particulares, além do médico infectologista do Estado, Thor Dantas.