Promovendo o hábito da leitura e o acesso aos conteúdos literários, a coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou nesta semana o projeto intitulado Bolsa de Leitura.
A iniciativa vem para aumentar o interesse dos educandos da EJA, provendo obras que possuam conteúdos didáticos e paradidáticos de várias áreas do conhecimento, incluindo Ciências, Literatura e Língua Portuguesa, em formatos como prosa, quadrinhos e literatura de cordel.
Para implementação do projeto, os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas participarão de encontros com equipe da SEE na próxima semana, para esclarecimentos a respeito do Bolsa de Leitura: o que é, como funciona, e qual será o material disponibilizado, sendo que cada escola assinará um termo de compromisso para receber o acervo bibliográfico.
Inicialmente, serão beneficiadas 50 escolas urbanas e rurais em Rio Branco, que receberão quantias entre 25 e 50 livros, para circulação entre os alunos e realização de eventos envolvendo as obras ao fim de cada módulo escolar.
Fernanda Alves, coordenadora de EJA da Secretaria, explica que a leitura das obras irá ser positiva para a interdisciplinaridade do aluno. “Aumentando as leituras e o vocabulário, crescem as capacidades textuais de escrita e interpretação de texto, essenciais não apenas no ambiente escolar, mas em várias outras áreas da vida”, disse.