A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), realizou a formatura do curso de Metodologia para o Ensino de Libras, no Centro de Referência de Inovações para a Educação (Crie).
O curso contemplou 18 alunos, entre professores surdos, professores da rede e comunidade em geral, e teve duração de 320 horas. A partir de agora, eles estão habilitados a trabalhar com a linguagem de sinais nas escolas públicas do Estado.
Foi ministrado pelo professor Sebastião Alves, que já trabalha na Educação há onze anos e especificamente com libras há cinco. Ele explicou que o curso foi ministrado em duas etapas, a primeira foi o ensino de libras para os novos instrutores e a segunda o ensino da língua portuguesa. “Fico feliz em ver o crescimento e a aprendizagem dos alunos”, disse.
Entre os formandos está Aline Cristina Menezes. Formada em Serviço Social, ela pretende trabalhar com libras e continuar se capacitando . “Quero aprender ainda mais, superei as dificuldades da aprendizagem e quero continuar estudando”, afirmou.
A coordenadora Socorro Rodrigues fez questão de explicar que o CAS é um centro de formação para professores da rede estadual de ensino que atua em três frentes distintas.
Uma é o curso de libras, que está sendo finalizado agora – a segunda é a capacitação dos professores de salas multifuncionais e a terceira frente são as oficinas de libras. “Temos inclusive equipes que saem do CAS e vão até as escolas onde tem alunos surdos para que possa haver uma interação entre eles e os ouvintes”, explicou.
O CAS chega a atender em torno de 700 pessoas com os cursos e oficinas que são oferecidos, incluindo os professores que vêm dos municípios fazer as capacitações. “Já tivemos até professores do Jordão que realizaram capacitações conosco”, destacou.