Economia Solidária e pequenos negócios faturaram bem na Feira do Novenário

O faturamento de cerca de R$ 147 mil, com a venda de alimentação e artesanato ( Foto: Onofre Brito/Secom)
Faturamento chegou a R$ 147 mil, com a venda de alimentação e artesanato (Foto: Onofre Brito/Secom)

A participação da economia solidária e dos pequenos negócios durante a festa do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul ocorrido neste mês foi bom, registrando um faturamento de R$ 147 mil, especialmente com a venda de alimentação e artesanato.

As 80 barracas disponibilizadas pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) à Economia Solidária em Cruzeiro do Sul foram todas montadas no espaço da feira abrigando dezenas de pequenas iniciativas.

“É a primeira vez que a economia solidária se apresentou em feiras em Cruzeiro do Sul e o resultado foi animador”, explica Marisa Diniz, gerente da SEPN.

Ela conta que o próximo passo é a participação na Expoacre Juruá realizada de 27 a 30 de agosto e que terá um espaço destinado aos pequenos negócios, economia solidária e agricultura familiar.

Cerca de 80 grupos de economia solidária já garantiram participação. Em setembro, vai acontecer também a primeira Feira de Economia Solidária na cidade.

Tapioca e vip

Maria Francisca encontrou nos vips uma maneira de ajudar nas finanças da família (Foto: Onofre Brito/Secom)
Maria Francisca encontrou nos vips uma maneira de ajudar nas finanças da família (Foto: Onofre Brito/Secom)

Entre os vários produtos apresentados pela economia solidária na feira do novenário, dois chamaram a atenção e deram um bom faturamento: o vip (ou sacolé, chup-chup, geladinho, chop, dindim), de Maria Francisca França, e a tapioca recheada, da Cleice. Maria Francisca começou a fazer vip há pouco mais de dois anos, para ajudar nas despesas da casa.

Ela conta que nos dias do novenário faturou mais de R$ 1.000,00. “O dinheiro veio na hora certa, porque estou com meus filhos doentes e nessas horas a gente sempre tem gastos a mais”. Maria Francisca está muito animada com a perspectiva de participar da Expoacre Juruá.

Cleice Soares usou a criatividade para trabalhar com um produto tipicamente regional: a tapioca. Sua tapioca é especial com ingredientes diferentes na massa e recheios diversos como os de queijo com presunto, carne seca desfiada frango e salada.

“Nosso produto é natural. A goma vem dos produtores rurais, e como estamos na época de dietas ela é apropriada, pois é considerada um alimento light”, disse.

Cleice conta que trabalhava de maneira informal atendendo amigos e que a feira do Novenário serviu para divulgar seu produto. Ela já está aguardando a Expoacre Juruá, onde vai trabalhar próximo aos produtores rurais, na área organizada pela Seaprof. “O pequeno negócio veio para mudar a vida de muita gente”, comentou.

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