Economia solidária e agricultura familiar são tema da Feira Panamazônia

Proposta é identificar políticas voltadas para agricultura familiar e economia solidária(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Proposta é identificar políticas voltadas para agricultura familiar e economia solidária(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Agricultura familiar e economia solidária serão destaques na III Feira Panamazônia, de 10 a 14 de dezembro, em Rio Branco. O tema será debatido em seminário que será realizado no dia 11, das 8 às 14 horas, nas dependências do Sebrae.

Um dos organizadores do seminário é a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), entidade de âmbito nacional, que no Acre tem 64 empreendimentos filiados, envolvendo 4.700 famílias em 11 municípios.

O coordenador da Unisol no estado, Carlos Omar da Silva, ressalta a atualidade do tema. “A ONU declarou 2014 como o ano internacional da agricultura familiar, e nada mais oportuno do que discutir isso na Panamazônia”.

Para o coordenador, o objetivo é trazer esse debate para dentro das cooperativas, empreendimentos solidários e associações de trabalhadores, e identificar políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e a economia solidária.

Painéis temáticos

No seminário haverá cinco palestras:

‘Balanço da agricultura familiar no mundo: avanços, desafios e perspectivas’.

‘As políticas do movimento da economia social e solidária na América Latina e Caribe’.

‘Integração da Amazônia Ocidental com os países andinos e a costa leste do Pacífico’.

‘A experiência de cooperação internacional na economia social e solidária entre Brasil, Itália e Espanha’.

O senador Jorge Viana, vice-presidente do Senado Federal, será um dos palestrantes, assim como Adriano Perachi Sansez, representante da FAO na América Latina e Caribe.

A III Feira Panamazônia é uma realização do governo federal, do governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, Sebrae  e parceiros diversos, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Unisol e outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter