Formação de mão de obra qualificada é o veículo para acompanhar o crescimento econômico e de qualidade de vida no estado
Parceria entre municípios, governo federal e do Acre, através do Instituto Dom Moacyr, vai beneficiar 630 pessoas através do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). A estrutura do programa no Acre oferece três cursos técnicos à distância, o Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Serviços Públicos e Curso Técnico em Gestão de Empresas, nas cidades de Capixaba, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Manuel Urbano, Sena Madureira e Porto Acre. As vagas serão ofertadas durante os próximos dois anos e o curso terá duração de um ano e seis meses.
A parceria vai ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio no Acre, possibilitando a jovens e trabalhadores de cidades do interior o acesso a formação profissional pública, gratuita e de qualidade por meio da educação a distancia. O programa foi lançado ontem, 28, no Teatro Plácido de Castro.
O e-Tec Brasil, irá formar profissionais na área de Gestão e Negócios em condições de manter-se
em atividade geradora de riquezas e desenvolver suas capacidades empreendedoras. O Programa
tem também como missão o incentivo aos jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho.
Segundo o Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, “no âmbito da política
de expansão da educação profissional, o e-Tec Brasil constitui-se uma das ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. É um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico de nível médio público e gratuito na modalidade de educação à distância”, ressalta.
Para a Coordenadora Nacional do e-Tec Brasil, Iracy Gallo, “o programa consiste em capacitar recursos humanos para o desenvolvimento do país e vai de encontro aos anseios de jovens de todo o Brasil, já que temos um grande índice de empregabilidade em todas as cidades pólos onde os cursos são oferecidos. O e-Tec é realidade estratégica que garante a expansão da Educação Profissional aos locais mais longínquos. Pois o sucesso de cada um é resultante da capacidade de realização dos governos”, afirma.
Tendências da Educação a Distância
Para o Secretário de Estado de Educação, Daniel Santana, a tendência da educação a distância é apoiar-se em tecnologias emergentes que facilitam o acesso à formação continuada por parte da população, que não dispõe de meios para elevar suas competências profissionais. "Os sistemas educacionais se defrontam com a tensão entre a promoção de inclusão social e a garantia de uma formação acadêmica competitiva. O Brasil tem carência de Educação Profissional de nível médio e no Acre não é diferente. Precisamos dessa modalidade de educação para acompanhar o processo de desenvolvimento e crescimento que o pais vem passando”, observa.
Para a Coordenadora do e-Tec no Acre, Mara Lima, os cursos propostos pelo Instituto Dom Moacyr em parceria com os governos municipais são inovadores, “desde o conteúdo programático, até a estruturação completa da matriz curricular com definição do perfil profissional. Isto garante o compromisso de sintonia com o mundo do trabalho, a atualização tecnológica, bem como acompanhamento das novas propostas educacionais”, esclarece.
Para o educando José Luis Neto, de 53 anos, residente em Capixaba, a oportunidade de acessar um curso técnico a distancia é a realização de um sonho. Ele revela que, se não fosse o e-Tec Brasil, não teria condições de acessar um curso técnico em Rio Branco. “Este será o primeiro de muitos conhecimentos que vou buscar a partir de agora. É a realização de um sonho que agora os governos federal e estadual estão realizando por meio do Instituto Dom Moacyr. O e-Tec Brasil trará aos municípios contemplados mão de obra qualificada que atenda as diversas demandas de cada região”, finaliza.