Doze grupos se apresentam durante a 1ª Mostra de Teatro do Juruá

Mostra é resultado de projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura

teatro_onofre_brito_002.jpg

Palhaços Paçoca e Jujubinha estreiaram a 1ª Mostra de Teatro do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

teatro_onofre_brito_007.jpg

Crianças de Cruzeiro do Sul assistem aos espetáculos no Teatro dos Náuas (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansur (FEM), está realizando 8 a 11 de abril (quinta a domingo), no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, a 1ª Mostra de Teatro do Juruá, com participação de grupos de quatro municípios da região. Toda a população cruzeirense está convidada para o evento. O preço da entrada é um quilo de alimento não perecível e o montante arrecadado será destinado a entidades assistenciais e às vítimas do alagamento do Juruá.

A mostra é resultado de um projeto apresentado pela Federação de Teatro do Vale do Juruá à Lei de Incentivo, do Governo do Estado, e contempla 12 grupos que compõem a regional, segundo informa o gerente local da FEM, Charles André. O início da mostra foi feita com a apresentação dos palhaços Paçoca e Jujubinha (Grupo AE), que alegraram as crianças presentes, mais de uma centena, com destaque para os alunos das escolas Mustafa Almeida e Cristão Cruzeiro e todas as crianças que estão alojadas com suas famílias no Salão Cordélia Lima, em razão de suas casas estarem situadas nas áreas alagadas pelo Rio Juruá, nos bairros Miritizal, Lagoa e Cruzeirinho Novo.    

Segundo Charles André, a Federação de Teatro foi criada no ano passado e representa todos os grupos de teatro da regional. A federação, valendo-se da política do governo de incentivo à cultura, apresentou o projeto da mostra, visando dar oportunidade aos diversos grupos de teatro mostrar seu trabalho. Ele diz que ao governo interessa este tipo de atividade, pois fortalece a arte teatral na região, pelo intercâmbio cultural e troca de experiências entre os artistas e também estimular a sociedade a frequentar o Teatro dos Náuas, principal espaço artístico da região, recentemente reformado pelo Governo. Participam da Mostra 02 grupos de Tarauacá, 02 grupos de Rodrigues Alves, 05 grupos de Cruzeiro do Sul e um grupo de Marechal Thaumaturgo. Além disso, foi contratado o artista Vitor Onofre que fará brincadeiras com as crianças nos intervalos das apresentações.

Dois dias de viagem

teatro_onofre_brito_001.jpgO Grupo de Estudo, Teatro e Dança (GETD) de Marechal Thaumaturgo, foi criado no ano passado e já este ano apresentou a peça ‘Vida e Morte de São Sebastião’, durante o novenário de São Sebastião que é o padroeiro do município, com presença de quase três mil pessoas em duas apresentações. O coordenador do grupo, Cleudo da Silva França, conta que o grupo conta com cerca de 50 integrantes. Os ensaios ocorrem três vezes por semana além de uma reunião todos os sábados em que são discutidas e programadas novas atividades.

Para apresentar a peça em Cruzeiro do Sul vieram 18 componentes, dos quais 06 nunca tinham vindo a Cruzeiros do Sul. Foram dois dias de barco, descendo o rio Juruá. "A viagem foi cansativa, mas inesquecível. É a primeira vez que um grupo sai de Thaumaturgo para se apresentar fora. Saímos na terça-feira, durou dois dias a viagem, mas a empolgação é grande em participar desta mostra. Nunca pensamos que chegaríamos tão longe ao fundar o grupo", afirmou Cleudo.

{xtypo_rounded2}

Programação da 1ª Mostra de Teatro do Juruá

Dia 08/04 (5ª feira)

09:00 h – "O Mistério da Caixa Verde" – Grupo AE de Cruzeiro do Sul; 15:00 h – "Faroeste Caboclo" – Grupo de Teatro Raio X, de Cruzeiro do Sul;

20:00 h – "Clotilde é o Show" – Grupo Metamorfose, de Cruzeiro do Sul

21:00 h – "Vida e Morte de São Sebastião" – Grupo de Teatro GETD, de Marechal Thaumaturgo.

Dia 09/04 (6ª feira)

09:30 h – "O Homem que Trouxe o Diabo" – Grupo de Teatro I’S, de Rodrigues Alves;

15:30 h – Abertura Oficial da Mostra de Teatro. Mesa redonda com o tema: "O Teatro como Ferramenta de Transformação Social". A abertura acontecerá  no anfiteatro da CEDUP, ao lado da SEE.

20:00 h – "O Musical dos Sonhos Perdidos" – Cia de Teatro Baião de Dois, de Tarauacá;

Dia 10/04 (sábado)

20:00 h – "O Menestrel", com o ator Johnatan, de Cruzeiro do Sul;

21:00 h – "Já passam das Oito", Grupo Néctar, de Tarauacá;

Dia 11/04  (domingo

20:00 h  – "Sou Negro e Conquistei Minha Liberdade", Cia de Teatro El Shaday, de Rodrigues Alves;

21:00 h – "Show de Humor", Jorge Luiz, de Cruzeiro do Sul.{/xtypo_rounded2}