Dom Moacyr celebra missa em homenagem a Chico Mendes

A Igreja de São Sebastião, em Xapuri, que tantas vezes assistiu à sua frente os seringueiros se mobilizando por mais justiça e igualdade, abriu as portas neste domingo, 22, para homenagear Chico Mendes, um dos filhos mais ilustres da cidade. A missa em homenagem ao líder sindicalista, marcando os 25 anos de sua morte, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.

Familiares e autoridades participaram da celebração na Igreja de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale)
Familiares e autoridades participaram da celebração na Igreja de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale)

O arcebispo emérito de Rondônia, Dom Moacyr Grechi, realizou a celebração. O evento também integrou o calendário de atividades da programação alusiva ao líder seringueiro preparada pelo governo do Estado por meio da Comissão 25 Anos Chico Mendes Vive Mais, coordenada pela primeira-dama, Marlúcia Cândida.

Estiveram presentes à celebração em Xapuri o governador Tião Viana, o senador Jorge Viana, vice-presidente do Senado e vários secretários estaduais. “São 25 anos de saudades do Chico e é preciso sempre relembrar os ensinamentos, a luta e os ideais que ele ensinou. Precisamos ser capazes de compreender nosso papel, pela simplicidade dos gestos concretos, para que sejamos capazes de contribuir com a visão de meio ambiente que Chico deixou”, comentou Tião Viana.

mosaico_missa_chico_mendes

Jorge Viana narrou detalhes do encontro que teve com o Papa Francisco, no Vaticano, e compartilhou a lição que aprendeu com o líder católico: a mais importante de todas as ações é servir ao próximo. “E servir é um dos exemplos que o Chico nos deixou. Pessoas simples, fazendo coisas simples podem construir grandes coisas como as que ele fez”, disse.

A celebração por Dom Moacyr tem um significado especial. Ele teve papel fundamental nos movimentos sociais da década de 70 e 80. “A importância dos seringueiros se organizarem em comunidades eclesiais de base e do apoio do João Maia [sindicalista] para organizar a luta deles foi fundamental”, relembra.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter