Dom Bosco: aulas do ensino especial tiveram início esta semana

(Foto: Mardilson Gomes/SEE)
As crianças recebem diversos estímulos (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

As aulas do ensino especial do Núcleo de Apoio Pedagógico Dom Bosco se iniciariam esta semana. Educação física, acompanhamento individualizado e introdução de crianças ao ambiente escolar foram algumas atividades que marcaram o primeiro dia.

Na sala de educação infantil, as mães acompanharam os trabalhos com suas crianças. “O Pedro recebe tratamento com fonoaudiólogo, terapia ocupacional, fisioterapia e aulas de estímulos”, conta a mãe Marifram Lima.

Pedro Valentim de Deus tem um ano de idade e é portador de síndrome de Down. A mãe completa: “O ambiente propicia o convívio com outras crianças que vivem realidades semelhantes. Isso é bom, porque, conhecendo-nos, procuramos soluções juntas”.

No campo da escola, um grupo de deficientes intelectuais (DI) e portadores de síndrome de Down se exercitam e praticam voleibol: “Gosto muito daqui, porque o professor me ensina jogar e me deixa correr com meus amigos”, disse o aluno Daniel Gomes, de 14 anos.

DSC_6806
O vôlei é uma das práticas na instituição (Foto: Mardilson Gomes)

As salas de recursos multifuncionais oferecem atendimento especializado em contraturnos para estudantes que estão incluídos no ensino regular. “Aqui as ações são elaboradas para desenvolver as habilidades de cada um”, destacou a diretora escolar Rocilda Souza.

Na secretaria seguem os atendimento à comunidade e organização do semestre.  “Este mês está sendo feito o diagnóstico dos matriculados. Depois será elaborado o plano individualizado, que prevê o atendimento de acordo com a necessidade específica de cada aluno”, explica a diretora.

Atualmente, a escola possui 265 estudantes, que serão envolvidos em projetos educacionais, ocupacionais e culturais. Os alunos com deficiências intelectuais ou múltiplas estudam nos turnos matutino e vespertino da escola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter