![(Foto: Mardilson Gomes/SEE)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/DSC_6828-2-580x384.jpg)
As aulas do ensino especial do Núcleo de Apoio Pedagógico Dom Bosco se iniciariam esta semana. Educação física, acompanhamento individualizado e introdução de crianças ao ambiente escolar foram algumas atividades que marcaram o primeiro dia.
Na sala de educação infantil, as mães acompanharam os trabalhos com suas crianças. “O Pedro recebe tratamento com fonoaudiólogo, terapia ocupacional, fisioterapia e aulas de estímulos”, conta a mãe Marifram Lima.
Pedro Valentim de Deus tem um ano de idade e é portador de síndrome de Down. A mãe completa: “O ambiente propicia o convívio com outras crianças que vivem realidades semelhantes. Isso é bom, porque, conhecendo-nos, procuramos soluções juntas”.
No campo da escola, um grupo de deficientes intelectuais (DI) e portadores de síndrome de Down se exercitam e praticam voleibol: “Gosto muito daqui, porque o professor me ensina jogar e me deixa correr com meus amigos”, disse o aluno Daniel Gomes, de 14 anos.
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As salas de recursos multifuncionais oferecem atendimento especializado em contraturnos para estudantes que estão incluídos no ensino regular. “Aqui as ações são elaboradas para desenvolver as habilidades de cada um”, destacou a diretora escolar Rocilda Souza.
Na secretaria seguem os atendimento à comunidade e organização do semestre. “Este mês está sendo feito o diagnóstico dos matriculados. Depois será elaborado o plano individualizado, que prevê o atendimento de acordo com a necessidade específica de cada aluno”, explica a diretora.
Atualmente, a escola possui 265 estudantes, que serão envolvidos em projetos educacionais, ocupacionais e culturais. Os alunos com deficiências intelectuais ou múltiplas estudam nos turnos matutino e vespertino da escola.