Agentes são treinados no manuseio de equipamentos de revista

Cerca de 30 agentes de segurança penitenciária recebem a capacitação (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Cerca de 30 agentes de segurança penitenciária recebem a capacitação (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realiza treinamento com os agentes penitenciários para o manuseio de equipamentos de revistas nas unidades prisionais do estado.

Recentemente, o governo do Estado adquiriu aparelho de raios-X, detectores de metais do tipo portal e do modelo bastão, além de banquetas que são comumente utilizadas em aeroportos para revistas de bolsas.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão do Iapen, Aberson Carvalho, os aparelhos estão em fase de instalação e irão auxiliar na inspeção de segurança. “Durante o curso, além de aprenderem a operar os equipamentos com eficácia máxima, os agentes recebem orientações para humanizar a revista de presos e visitantes”, explicou.

A equipe do Depen está no Acre para ministrar o treinamento, que teve início na quinta-feira, 18, com aula teórica, e se encerra nesta sexta-feira, 19, com aulas práticas, na unidade prisional Francisco de Oliveira Conde.

Um dos agentes que recebe o treinamento é Lauro Azevedo, que relatou a importância dos novos equipamentos para garantir a segurança dentro da unidade prisional e impedir a entrada de materiais ilícitos.

“Estamos aprendendo o funcionamento de cada instrumento, tanto na prática quanto na teoria. Quanto mais reduzirmos as revistas invasivas, melhor, pois evitamos o constrangimento de visitantes e familiares dos reeducandos na hora da inspeção”, disse o agente, que agora será um multiplicador do conhecimento adquirido.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter